Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 10240
    "titulo" => "ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA"
    "resumo" => "A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10240_TB3220_27102024085934.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricia.n.pereira@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111162
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3220
    "inscrito_id" => 10240
    "titulo" => "ALÉM DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DA ROBÓTICA"
    "resumo" => "A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10240_TB3220_27102024085934.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA"
    "autor_email" => "patricia.n.pereira@unesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A necessidade de novos paradigmas no ensino-aprendizagem, que levem em conta a complexidade das relações humanas, é imperativa na formação pessoal e profissional dos indivíduos. Em um contexto tecnológico, a robótica emerge como um campo essencial para o enriquecimento curricular e a preparação dos estudantes para um futuro automatizado. O projeto "Mão na Robótica", uma disciplina eletiva implementada em uma escola integral de Paço do Lumiar, Maranhão, buscou integrar os conhecimentos de Física e Matemática através da Robótica Sustentável, promovendo a prática maker e a reflexão sobre problemas ambientais e sociais. Utilizando materiais recicláveis e resíduos eletrônicos, a disciplina visou reduzir custos e fomentar a consciência ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8 e 17. A metodologia qualitativa adotada envolveu a produção de dados com 35 estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sérgio Cabral Barreto no primeiro semestre de 2023, documentando as atividades teóricas e práticas por meio de vídeos, fotografias e notas de campo. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) foi a metodologia central, com desafios reais, atividades DIY e aprendizado colaborativo. A avaliação contínua dos estudantes considerou assiduidade, trabalho em grupo, respeito e expressão de opiniões, cooperação e inovação. A culminância do semestre foi uma exposição dos projetos desenvolvidos, demonstrando a aplicação prática dos conceitos de Física e Matemática e a interdisciplinaridade da eletiva. Os trabalhos incluíram dispositivos como carrinhos de controle remoto, bonecos motrizes e robôs que seguiam trajetos pré-determinados (sem programação). A "Mão na Robótica" mostrou-se uma iniciativa que integrou teoria e prática, preparando os alunos para o mundo tecnológico e desenvolvendo competências interpessoais e analíticas. A integração da robótica no currículo escolar é essencial para formar jovens aptos a enfrentar os desafios do século 21.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.