Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111110
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 11655
    "titulo" => "CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11655_TB3148_08042024205009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINNE DE ALENCAR FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "karol_alencarf@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111110
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3148
    "inscrito_id" => 11655
    "titulo" => "CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11655_TB3148_08042024205009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINNE DE ALENCAR FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "karol_alencarf@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.