Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA NAS ESCOLAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A criação da Educação Ambiental foi impulsionada por uma crescente conscientização sobre os impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente. Ao longo do século passado, o mundo testemunhou eventos alarmantes que evidenciaram a necessidade urgente de promover uma relação mais sustentável entre seres humanos e natureza. A partir desse cenário, surgiu a compreensão de que a educação desempenha um papel fundamental na sensibilização e mobilização das pessoas para a conservação do meio ambiente, levando à criação da EA como um campo interdisciplinar que promove a conscientização e a ação em prol da sustentabilidade. A Educação Ambiental crítica ou emancipatório é uma das principais correntes de pensamento ambiental. Ela reconhece a complexidade da relação entre ser humano e natureza, destacando a dimensão política da questão ambiental, questionando o modelo socioeconômico vigente. A Percepção Ambiental é à maneira como as pessoas percebem, interpretam e se relacionam com o ambiente em que vivem. É influenciada por fatores, como a cultura, a sociedade, a economia, a política e a educação, que moldam as visões de mundo, os valores, as atitudes e os comportamentos dos indivíduos em relação ao meio ambiente. Diante da importância da educação ambiental na formação do sujeito-aluno, o presente trabalho possui o objetivo de investigar a viabilidade das atividades de percepção ambiental como proposta metodológica na promoção da educação ambiental emancipatória nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, foi elaborada uma pesquisa qualitativa através de uma revisão bibliográfica com os temas educação ambiental formal, ecocidadania, emancipação socioambiental e percepção ambiental nas escolas. Dessa forma, os resultados destacaram que, dependendo da proposta metodológica aplicada, a percepção ambiental pode se tornar um instrumento na formação socioambiental crítica do sujeito-aluno.

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