Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS EVIDENCIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

INTRODUÇÃO: A literatura sobre autismo na educação é bastante limitada à infância, deixando de lado a educação de indivíduos com o transtorno na idade adulta. Tem sido um desafio para os gestores das universidades, para os docentes, para os coordenadores dos núcleos de acessibilidade quando existentes, bem como para os demais integrantes da comunidade acadêmica. OBJETIVO: Identificar as principais desafios no processo de inclusão enfrentados por indivíduos com TEA no âmbito da educação de ensino superior, evidenciados em artigos científicos de periódicos especializados, vinculados a universidades públicas. MÉTODOS: Os instrumentos de análise da pesquisa correspondem aos seguintes critérios estabelecidos: artigos publicados, no período de 2018 a 2022; busca aleatória de 5 periódicos especializados da área de Educação/Educação especial, – representando as Regiões do país; vínculos com universidades públicas; e extrato Qualis Capes elevado. Para acesso aos artigos, foi utilizado como filtro para identificação as publicações que contenham as palavras –chave: Desafios; Aprendizagem; Educação Superior; Transtorno do espectro Autista. Os dados coletados foram interpretados, após terem sido organizados, tendo por base a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Foram encontrados apenas 4 artigos em todas as revistas analisadas. Como resultado identificou-se a necessidade de ajustes tanto no âmbito singular quanto no contexto social acadêmico, com destaque para a participação de estudantes com TEA, que ainda é pouco debatida e reconhecida, e para as adaptações ao meio, que recaem majoritariamente ao sujeito, na contramão dos preceitos da inclusão educacional. CONCLUSÃO: Estudos sobre inclusão de pessoas com TEA no ensino superior são ainda escassas no âmbito nacional, apesar do aumento do interesse pelo assunto nos últimos anos. Nos artigos encontrados percebemos que suportes oferecidos pelas instituições foram deficitários, tanto na identificação das necessidades educacionais especiais quanto na proposição de estratégias facilitadoras que contribuíssem com o sucesso desses estudantes na universidade.

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