Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 5698
    "titulo" => "CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR"
    "resumo" => "O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5698_TB716_16052024095651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CILEIA"
    "autor_email" => "anacileia.henriques@uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109371
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 716
    "inscrito_id" => 5698
    "titulo" => "CASE-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR"
    "resumo" => "O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID5698_TB716_16052024095651.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CILÉIA PINTO TEIXEIRA HENRIQUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CILEIA"
    "autor_email" => "anacileia.henriques@uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de conteúdos técnicos de determinadas disciplinas no curso de Enfermagem pode parecer distante da realidade de atuação do enfermeiro em formação, demandando, para esta abordagem na graduação, a utilização de ferramentas pedagógicas engajadoras e motivadoras para a efetiva aprendizagem. Visando esta demanda, foi desenvolvida a abordagem Case-based learning (aprendizagem baseada em casos) na disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I do curso de Enfermagem em uma faculdade privada de Maracanaú- CE. Na disciplina são abordados conhecimentos referentes ao cuidado em Saúde Ambiental e do Trabalhador, envolvendo legislação específica, análise de riscos e condutas de cuidado do Enfermeiro. A turma foi dividida em grupos de quatro alunos, os quais receberam um problema real envolvendo problemas ambientais que impactam na saúde do trabalhador e foram instigados a buscar soluções para os problemas apresentados, considerando fatores de risco presentes nas situações, aspectos da legislação ambiental e da segurança do trabalhador, com enfoque no cuidado de Enfermagem. Após estudo e aprofundamento das temáticas, os alunos apresentaram a condução dos casos em sala em partilha coletiva com a turma para reflexão sobre as demandas ambientais e seus impactos na saúde do trabalhador. Considera-se que a experiência proporcionou a aprendizagem colaborativa, incentivando a autorreflexão e reflexão crítica dos alunos, por meio do desenvolvimento da investigação científica, integrando teoria e prática. A abordagem também otimiza o papel do docente com mediador da aprendizagem, a qual, centrada no aluno, oferece caminhos mais dinâmicos e efetivos para a melhoria da formação dos futuros enfermeiros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.