Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MURIAÉ-MG

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3031
    "inscrito_id" => 9615
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MURIAÉ-MG"
    "resumo" => "Na atualidade temos várias metodologias de ensino dentre as quais a gamificação. A gamificação é a aplicação dos elementos dos games em contextos de não-jogo. O seguinte trabalho advém de um projeto de extensão, o GamIFique, cujo objetivo foi fomentar o uso da gamificação através de um curso destinado aos professores da rede pública. Apresentaremos os resultados referentes ao ano de 2023 quando se ofertou capacitação aos docentes de quatro escolas públicas de Muriaé/MG. O curso se deu em dois encontros com carga horária de duas horas cada. A ideia foi debater o que é gamificação de forma teórica e prática bem como as possibilidades de implementar essa metodologia, desmistificando e mostrando tanto a sua viabilidade como os limites. O referido curso foi ministrado com apoio de bolsistas que eram da Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Sudeste de MG - Campus Muriaé. Foram capacitados cerca de 100 professores. Foi observado que muitos docentes já aplicavam a gamificação, no entanto, não tinham esta percepção por vincularem este tipo de prática ao uso estrito de tecnologia, principalmente as digitais. Durante o processo formativo pode-se notar uma parte de docentes resistentes e que defendiam que a gamificação era apenas mais um modismo. No entanto, na medida em que a formação se desenrolava ocorria maior envolvimento, sobretudo quando eram convidados a participar de um jogo e experimentarem a gamificação sob a óptica do aluno. Os bolsistas durante os encontros tiveram a oportunidade de ocupar o lugar de professor e trocarem experiências com os futuros colegas de profissão. Conclui-se que o GamIFique contribuiu com a formação continuada de um grupo de docentes da rede pública de ensino de Muriaé/MG. Também proporcionou espaço pedagógico, prático e formativo aos licenciandos. que vivenciaram em sua formação inicial os desafios e possibilidades do exercício do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9615_TB3031_26102024183345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS REIS DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.assis@ifsudestemg.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111029
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3031
    "inscrito_id" => 9615
    "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MURIAÉ-MG"
    "resumo" => "Na atualidade temos várias metodologias de ensino dentre as quais a gamificação. A gamificação é a aplicação dos elementos dos games em contextos de não-jogo. O seguinte trabalho advém de um projeto de extensão, o GamIFique, cujo objetivo foi fomentar o uso da gamificação através de um curso destinado aos professores da rede pública. Apresentaremos os resultados referentes ao ano de 2023 quando se ofertou capacitação aos docentes de quatro escolas públicas de Muriaé/MG. O curso se deu em dois encontros com carga horária de duas horas cada. A ideia foi debater o que é gamificação de forma teórica e prática bem como as possibilidades de implementar essa metodologia, desmistificando e mostrando tanto a sua viabilidade como os limites. O referido curso foi ministrado com apoio de bolsistas que eram da Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Sudeste de MG - Campus Muriaé. Foram capacitados cerca de 100 professores. Foi observado que muitos docentes já aplicavam a gamificação, no entanto, não tinham esta percepção por vincularem este tipo de prática ao uso estrito de tecnologia, principalmente as digitais. Durante o processo formativo pode-se notar uma parte de docentes resistentes e que defendiam que a gamificação era apenas mais um modismo. No entanto, na medida em que a formação se desenrolava ocorria maior envolvimento, sobretudo quando eram convidados a participar de um jogo e experimentarem a gamificação sob a óptica do aluno. Os bolsistas durante os encontros tiveram a oportunidade de ocupar o lugar de professor e trocarem experiências com os futuros colegas de profissão. Conclui-se que o GamIFique contribuiu com a formação continuada de um grupo de docentes da rede pública de ensino de Muriaé/MG. Também proporcionou espaço pedagógico, prático e formativo aos licenciandos. que vivenciaram em sua formação inicial os desafios e possibilidades do exercício do magistério."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9615_TB3031_26102024183345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS REIS DE ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.assis@ifsudestemg.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na atualidade temos várias metodologias de ensino dentre as quais a gamificação. A gamificação é a aplicação dos elementos dos games em contextos de não-jogo. O seguinte trabalho advém de um projeto de extensão, o GamIFique, cujo objetivo foi fomentar o uso da gamificação através de um curso destinado aos professores da rede pública. Apresentaremos os resultados referentes ao ano de 2023 quando se ofertou capacitação aos docentes de quatro escolas públicas de Muriaé/MG. O curso se deu em dois encontros com carga horária de duas horas cada. A ideia foi debater o que é gamificação de forma teórica e prática bem como as possibilidades de implementar essa metodologia, desmistificando e mostrando tanto a sua viabilidade como os limites. O referido curso foi ministrado com apoio de bolsistas que eram da Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Sudeste de MG - Campus Muriaé. Foram capacitados cerca de 100 professores. Foi observado que muitos docentes já aplicavam a gamificação, no entanto, não tinham esta percepção por vincularem este tipo de prática ao uso estrito de tecnologia, principalmente as digitais. Durante o processo formativo pode-se notar uma parte de docentes resistentes e que defendiam que a gamificação era apenas mais um modismo. No entanto, na medida em que a formação se desenrolava ocorria maior envolvimento, sobretudo quando eram convidados a participar de um jogo e experimentarem a gamificação sob a óptica do aluno. Os bolsistas durante os encontros tiveram a oportunidade de ocupar o lugar de professor e trocarem experiências com os futuros colegas de profissão. Conclui-se que o GamIFique contribuiu com a formação continuada de um grupo de docentes da rede pública de ensino de Muriaé/MG. Também proporcionou espaço pedagógico, prático e formativo aos licenciandos. que vivenciaram em sua formação inicial os desafios e possibilidades do exercício do magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.