Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CORDEL PEDAGÓGICO COMO PRODUTO EDUCACIONAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112143
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4651
    "inscrito_id" => 13249
    "titulo" => "O CORDEL PEDAGÓGICO COMO PRODUTO EDUCACIONAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O objetivo principal é apresentar um relato da nossa experiência acumulada em mais de uma década como educador popular, desenvolvendo pesquisas e ações de extensão sobre Literatura de Cordel e Ensino de Física, realizando minicursos e oficinas de formação de docentes, ou elaboração de cordéis com estudantes dos diversos níveis de ensino, além de ter escrito vários cordéis sobre a Física. Investigamos o potencial que estes folhetos de cordel possuem para a popularização da ciência fora das escolas e também para o ensino formal em sala de aula nas disciplinas de Ciências. Apresentaremos o relato de duas oficinas ministradas para estudantes da educação básica em três escolas paraibanas ocorridas em diferentes anos, além de apresentar os resultados obtidos com a construção de dois cordéis elaborados por estudantes de graduação em dois eventos científicos na área de ensino de Física SNEF/2019 e IISELF/2019 e a análise dos dados apresentados por cursistas participantes de um minicurso realizado no SNEF/2023. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do cordel pedagógico como produto educacional em proporcionar um ambiente favorável de aprendizagem, estimulando a criatividade dos envolvidos nas ações executadas em cada atividade. A metodologia adotada é a da pesquisa-participante de modo que o pesquisador participa do processo como interlocutor da formação realizada e também como autor dos textos apresentados aos cursistas e participantes das oficinas, e na análise dos dados optamos para uma análise qualitativa dos documentos produzidos pelos participantes, como referencial teórico nos baseamos na educação libertadora de Paulo Freire e nos trabalhos de Ciência, Cultura e Arte desenvolvidos pelo professor João Zanetic. Como principais contribuições temos que a realização de oficinas e minicursos baseados em Literatura de Cordel e Ensino de Ciências estimulam a criatividade dos estudantes, propiciando um ambiente favorável de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13249_TB4651_24102024121422.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO"
    "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112143
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4651
    "inscrito_id" => 13249
    "titulo" => "O CORDEL PEDAGÓGICO COMO PRODUTO EDUCACIONAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O objetivo principal é apresentar um relato da nossa experiência acumulada em mais de uma década como educador popular, desenvolvendo pesquisas e ações de extensão sobre Literatura de Cordel e Ensino de Física, realizando minicursos e oficinas de formação de docentes, ou elaboração de cordéis com estudantes dos diversos níveis de ensino, além de ter escrito vários cordéis sobre a Física. Investigamos o potencial que estes folhetos de cordel possuem para a popularização da ciência fora das escolas e também para o ensino formal em sala de aula nas disciplinas de Ciências. Apresentaremos o relato de duas oficinas ministradas para estudantes da educação básica em três escolas paraibanas ocorridas em diferentes anos, além de apresentar os resultados obtidos com a construção de dois cordéis elaborados por estudantes de graduação em dois eventos científicos na área de ensino de Física SNEF/2019 e IISELF/2019 e a análise dos dados apresentados por cursistas participantes de um minicurso realizado no SNEF/2023. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do cordel pedagógico como produto educacional em proporcionar um ambiente favorável de aprendizagem, estimulando a criatividade dos envolvidos nas ações executadas em cada atividade. A metodologia adotada é a da pesquisa-participante de modo que o pesquisador participa do processo como interlocutor da formação realizada e também como autor dos textos apresentados aos cursistas e participantes das oficinas, e na análise dos dados optamos para uma análise qualitativa dos documentos produzidos pelos participantes, como referencial teórico nos baseamos na educação libertadora de Paulo Freire e nos trabalhos de Ciência, Cultura e Arte desenvolvidos pelo professor João Zanetic. Como principais contribuições temos que a realização de oficinas e minicursos baseados em Literatura de Cordel e Ensino de Ciências estimulam a criatividade dos estudantes, propiciando um ambiente favorável de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13249_TB4651_24102024121422.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO"
    "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo principal é apresentar um relato da nossa experiência acumulada em mais de uma década como educador popular, desenvolvendo pesquisas e ações de extensão sobre Literatura de Cordel e Ensino de Física, realizando minicursos e oficinas de formação de docentes, ou elaboração de cordéis com estudantes dos diversos níveis de ensino, além de ter escrito vários cordéis sobre a Física. Investigamos o potencial que estes folhetos de cordel possuem para a popularização da ciência fora das escolas e também para o ensino formal em sala de aula nas disciplinas de Ciências. Apresentaremos o relato de duas oficinas ministradas para estudantes da educação básica em três escolas paraibanas ocorridas em diferentes anos, além de apresentar os resultados obtidos com a construção de dois cordéis elaborados por estudantes de graduação em dois eventos científicos na área de ensino de Física SNEF/2019 e IISELF/2019 e a análise dos dados apresentados por cursistas participantes de um minicurso realizado no SNEF/2023. Os resultados obtidos mostram a viabilidade do cordel pedagógico como produto educacional em proporcionar um ambiente favorável de aprendizagem, estimulando a criatividade dos envolvidos nas ações executadas em cada atividade. A metodologia adotada é a da pesquisa-participante de modo que o pesquisador participa do processo como interlocutor da formação realizada e também como autor dos textos apresentados aos cursistas e participantes das oficinas, e na análise dos dados optamos para uma análise qualitativa dos documentos produzidos pelos participantes, como referencial teórico nos baseamos na educação libertadora de Paulo Freire e nos trabalhos de Ciência, Cultura e Arte desenvolvidos pelo professor João Zanetic. Como principais contribuições temos que a realização de oficinas e minicursos baseados em Literatura de Cordel e Ensino de Ciências estimulam a criatividade dos estudantes, propiciando um ambiente favorável de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.