Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110930
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2898
    "inscrito_id" => 11457
    "titulo" => "A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG."
    "resumo" => "Descrever os sentidos atribuídos por alunos neurodivergentes às atividades escolares típicas de uma instituição de ensino, inclusive aquelas insertas em modelo de currículo oculto, cuja cultura assenta-se em valores, usos e costumes afeitos à disciplina e ao culto aos aspectos militares dos integrantes das Forças Armadas: essa a finalidade máxima do ensaio cuja elaboração visa a avaliar se há consequências da rotina escolar experienciada por pessoas neurodivergentes em ambiente escolar. Teorias acerca da neurodivergência apontam a relevância do conjunto de regras bem-definidas para se alcançar sucesso nas aprendizagens cognitivas e socioafetivas das pessoas com distúrbios ou com deficiência sensorial, sobremaneira as pessoas com autismo em fase escolar. Na experiência educativa delineada, os autores contemplam o retrato do acolhimento das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Esse desenho manifesta a incompletude dos pesquisadores e do contexto escolar. Revela-se, por conseguinte, o olhar exotópico fundado na perspectiva teórica desenvolvida por Bakhtin (2006). Por evidente, descreve-se o fitar a um só tempo caracterizado pela divergência e pela convergência. Tais convergências e divergências não constituem coincidências inexplicáveis. Os olhares emergem nas entranhas das telas dos retratistas alicerçados nas suas memórias afetivas, histórias, conhecimentos, saberes e experiências. Com o enfoque narrado procedeu-se a uma pesquisa sobre os relatos dos estudantes de uma escola de natureza militar situada no município de Juiz de Fora-MG. A amostra engloba 20 alunos Yselecionados com fulcro no perfil dos neurodivergentes. Os achados da investigação indicam tendência a se atribuir relevância e satisfação pessoal com a rotina escolar em escola militar. Desse modo, reputa-se, embora, em caráter preliminar, a importância da organização escolar nas aprendizagens dos estudantes neurodivergentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11457_TB2898_08042024183317.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA PAGOTTO MARCIANO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "tmpagotto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110930
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2898
    "inscrito_id" => 11457
    "titulo" => "A CULTURA NEURODIVERGENTE E O SABER-FAZER MILITAR: DESVELAR O CURRÍCULO OCULTO EM ESCOLA MILITAR SITUADA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA-MG."
    "resumo" => "Descrever os sentidos atribuídos por alunos neurodivergentes às atividades escolares típicas de uma instituição de ensino, inclusive aquelas insertas em modelo de currículo oculto, cuja cultura assenta-se em valores, usos e costumes afeitos à disciplina e ao culto aos aspectos militares dos integrantes das Forças Armadas: essa a finalidade máxima do ensaio cuja elaboração visa a avaliar se há consequências da rotina escolar experienciada por pessoas neurodivergentes em ambiente escolar. Teorias acerca da neurodivergência apontam a relevância do conjunto de regras bem-definidas para se alcançar sucesso nas aprendizagens cognitivas e socioafetivas das pessoas com distúrbios ou com deficiência sensorial, sobremaneira as pessoas com autismo em fase escolar. Na experiência educativa delineada, os autores contemplam o retrato do acolhimento das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Esse desenho manifesta a incompletude dos pesquisadores e do contexto escolar. Revela-se, por conseguinte, o olhar exotópico fundado na perspectiva teórica desenvolvida por Bakhtin (2006). Por evidente, descreve-se o fitar a um só tempo caracterizado pela divergência e pela convergência. Tais convergências e divergências não constituem coincidências inexplicáveis. Os olhares emergem nas entranhas das telas dos retratistas alicerçados nas suas memórias afetivas, histórias, conhecimentos, saberes e experiências. Com o enfoque narrado procedeu-se a uma pesquisa sobre os relatos dos estudantes de uma escola de natureza militar situada no município de Juiz de Fora-MG. A amostra engloba 20 alunos Yselecionados com fulcro no perfil dos neurodivergentes. Os achados da investigação indicam tendência a se atribuir relevância e satisfação pessoal com a rotina escolar em escola militar. Desse modo, reputa-se, embora, em caráter preliminar, a importância da organização escolar nas aprendizagens dos estudantes neurodivergentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11457_TB2898_08042024183317.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA PAGOTTO MARCIANO"
    "autor_nome_curto" => "TALITA"
    "autor_email" => "tmpagotto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Descrever os sentidos atribuídos por alunos neurodivergentes às atividades escolares típicas de uma instituição de ensino, inclusive aquelas insertas em modelo de currículo oculto, cuja cultura assenta-se em valores, usos e costumes afeitos à disciplina e ao culto aos aspectos militares dos integrantes das Forças Armadas: essa a finalidade máxima do ensaio cuja elaboração visa a avaliar se há consequências da rotina escolar experienciada por pessoas neurodivergentes em ambiente escolar. Teorias acerca da neurodivergência apontam a relevância do conjunto de regras bem-definidas para se alcançar sucesso nas aprendizagens cognitivas e socioafetivas das pessoas com distúrbios ou com deficiência sensorial, sobremaneira as pessoas com autismo em fase escolar. Na experiência educativa delineada, os autores contemplam o retrato do acolhimento das pessoas com deficiência no ambiente escolar. Esse desenho manifesta a incompletude dos pesquisadores e do contexto escolar. Revela-se, por conseguinte, o olhar exotópico fundado na perspectiva teórica desenvolvida por Bakhtin (2006). Por evidente, descreve-se o fitar a um só tempo caracterizado pela divergência e pela convergência. Tais convergências e divergências não constituem coincidências inexplicáveis. Os olhares emergem nas entranhas das telas dos retratistas alicerçados nas suas memórias afetivas, histórias, conhecimentos, saberes e experiências. Com o enfoque narrado procedeu-se a uma pesquisa sobre os relatos dos estudantes de uma escola de natureza militar situada no município de Juiz de Fora-MG. A amostra engloba 20 alunos Yselecionados com fulcro no perfil dos neurodivergentes. Os achados da investigação indicam tendência a se atribuir relevância e satisfação pessoal com a rotina escolar em escola militar. Desse modo, reputa-se, embora, em caráter preliminar, a importância da organização escolar nas aprendizagens dos estudantes neurodivergentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.