Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110903
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2857
    "inscrito_id" => 8777
    "titulo" => "O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE"
    "resumo" => "As séries televisivas desempenham um papel importante na difusão de informações devido à sua grande aceitação pelo público em geral. Na educação muito se discute sobre alternativas pedagógicas, suas aplicações em substituição ou em complementaridade às práticas convencionais no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se, no contexto da formação acadêmica em saúde, que as séries oferecem uma plataforma única para explorar temas complexos em saúde, dilemas éticos e o impacto das decisões médicas na vida das pessoas. Dessa forma, o uso de séries no ensino em saúde pode trazer benefícios na promoção do aprendizado de forma dinâmica e atrativa, como uma estratégia inovadora, de forma a estimular a participação dos alunos, favorecendo a compreensão e a retenção de conhecimentos (Aguiar, 2021). Esse estudo visa relatar a relevância do uso de séries no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica complementar de auxilio na assimilação dos conteúdos, a partir de um relato de experiência com abordagem qualitativa da vivência dos discentes na disciplina de Políticas de Saúde e Sociedade, no semestre de 2023.1 por intermédio de uma IES, na cidade de Sobral - CE. No estudo utilizou-se da base de dados BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes descritores do Decs: “Ferramentas educacionais” And “Saúde” And “Séries”. Dessa forma, foi possível perceber que a integração de séries e tecnologias inovadoras no ensino em saúde representa uma oportunidade empolgante para enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mundo real e incentivando uma abordagem mais crítica e reflexiva às questões de saúde em diferentes contextos, incluindo questões de acesso, equidade e políticas de saúde. Contudo, é fundamental que os educadores monitorem e contextualizem o conteúdo das séries para garantir que os alunos compreendam os princípios éticos e a precisão científica por trás das representações na tela."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8777_TB2857_08042024175534.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MAYARA CARNEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandramayara_layr@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110903
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2857
    "inscrito_id" => 8777
    "titulo" => "O IMPACTO DAS SÉRIES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TÉORICOS E PRÁTICOS NO ENSINO EM SAÚDE"
    "resumo" => "As séries televisivas desempenham um papel importante na difusão de informações devido à sua grande aceitação pelo público em geral. Na educação muito se discute sobre alternativas pedagógicas, suas aplicações em substituição ou em complementaridade às práticas convencionais no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se, no contexto da formação acadêmica em saúde, que as séries oferecem uma plataforma única para explorar temas complexos em saúde, dilemas éticos e o impacto das decisões médicas na vida das pessoas. Dessa forma, o uso de séries no ensino em saúde pode trazer benefícios na promoção do aprendizado de forma dinâmica e atrativa, como uma estratégia inovadora, de forma a estimular a participação dos alunos, favorecendo a compreensão e a retenção de conhecimentos (Aguiar, 2021). Esse estudo visa relatar a relevância do uso de séries no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica complementar de auxilio na assimilação dos conteúdos, a partir de um relato de experiência com abordagem qualitativa da vivência dos discentes na disciplina de Políticas de Saúde e Sociedade, no semestre de 2023.1 por intermédio de uma IES, na cidade de Sobral - CE. No estudo utilizou-se da base de dados BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes descritores do Decs: “Ferramentas educacionais” And “Saúde” And “Séries”. Dessa forma, foi possível perceber que a integração de séries e tecnologias inovadoras no ensino em saúde representa uma oportunidade empolgante para enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mundo real e incentivando uma abordagem mais crítica e reflexiva às questões de saúde em diferentes contextos, incluindo questões de acesso, equidade e políticas de saúde. Contudo, é fundamental que os educadores monitorem e contextualizem o conteúdo das séries para garantir que os alunos compreendam os princípios éticos e a precisão científica por trás das representações na tela."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8777_TB2857_08042024175534.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MAYARA CARNEIRO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandramayara_layr@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As séries televisivas desempenham um papel importante na difusão de informações devido à sua grande aceitação pelo público em geral. Na educação muito se discute sobre alternativas pedagógicas, suas aplicações em substituição ou em complementaridade às práticas convencionais no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se, no contexto da formação acadêmica em saúde, que as séries oferecem uma plataforma única para explorar temas complexos em saúde, dilemas éticos e o impacto das decisões médicas na vida das pessoas. Dessa forma, o uso de séries no ensino em saúde pode trazer benefícios na promoção do aprendizado de forma dinâmica e atrativa, como uma estratégia inovadora, de forma a estimular a participação dos alunos, favorecendo a compreensão e a retenção de conhecimentos (Aguiar, 2021). Esse estudo visa relatar a relevância do uso de séries no processo de ensino-aprendizagem como ferramenta pedagógica complementar de auxilio na assimilação dos conteúdos, a partir de um relato de experiência com abordagem qualitativa da vivência dos discentes na disciplina de Políticas de Saúde e Sociedade, no semestre de 2023.1 por intermédio de uma IES, na cidade de Sobral - CE. No estudo utilizou-se da base de dados BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, com os seguintes descritores do Decs: “Ferramentas educacionais” And “Saúde” And “Séries”. Dessa forma, foi possível perceber que a integração de séries e tecnologias inovadoras no ensino em saúde representa uma oportunidade empolgante para enriquecer a experiência educacional dos estudantes, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mundo real e incentivando uma abordagem mais crítica e reflexiva às questões de saúde em diferentes contextos, incluindo questões de acesso, equidade e políticas de saúde. Contudo, é fundamental que os educadores monitorem e contextualizem o conteúdo das séries para garantir que os alunos compreendam os princípios éticos e a precisão científica por trás das representações na tela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.