Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110782
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2673
    "inscrito_id" => 8100
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente estudo objetiva compreender a concepção dos professores de uma escola de educação básica do agreste pernambucano sobre a importância de incluir as metodologias ativas no cotidiano escolar, através de uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, entende-se que é importante o estudante estar imerso em lugares de oportunidades para que o processo de construção do conhecimento aconteça e inclua todos. Além do mais, entende-se que o estímulo multissensorial é fundamental neste processo, principalmente quando associado aos conhecimentos que os estudantes já têm, tornando-se ponto de partida para fundamentar os novos. Nesta perspectiva, para a construção dos dados foi elaborado um questionário e encaminhado para professores ativos de uma escola de educação básica. O questionário é composto por duas perguntas problematizadoras em torno da temática, são elas: (P1) Você conhece as metodologias ativas? Se sim, justifique qual a potencialidade de seu uso em sala de aula nos dias atuais; (P2) Como as metodologias ativas podem contribuir com a inclusão, na educação básica? A partir disso foi evidenciado que já existe uma reflexão dentro da escola sobre a importância das metodologias ativas e da sua utilização com os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs). Além da compreensão de construir no estudante uma aprendizagem ativa de acordo com o seu tempo, ressaltando suas habilidades e respeitando as suas necessidades. Por outro lado, também foi observado que o fato do professor conhecer o conceito de metodologias ativas e educação inclusiva não necessariamente é colocá-los em prática, bem como, o inverso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8100_TB2673_16042024223908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENEFFE FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JENEFFE SANTOS"
    "autor_email" => "jeneffe.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110782
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2673
    "inscrito_id" => 8100
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente estudo objetiva compreender a concepção dos professores de uma escola de educação básica do agreste pernambucano sobre a importância de incluir as metodologias ativas no cotidiano escolar, através de uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, entende-se que é importante o estudante estar imerso em lugares de oportunidades para que o processo de construção do conhecimento aconteça e inclua todos. Além do mais, entende-se que o estímulo multissensorial é fundamental neste processo, principalmente quando associado aos conhecimentos que os estudantes já têm, tornando-se ponto de partida para fundamentar os novos. Nesta perspectiva, para a construção dos dados foi elaborado um questionário e encaminhado para professores ativos de uma escola de educação básica. O questionário é composto por duas perguntas problematizadoras em torno da temática, são elas: (P1) Você conhece as metodologias ativas? Se sim, justifique qual a potencialidade de seu uso em sala de aula nos dias atuais; (P2) Como as metodologias ativas podem contribuir com a inclusão, na educação básica? A partir disso foi evidenciado que já existe uma reflexão dentro da escola sobre a importância das metodologias ativas e da sua utilização com os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs). Além da compreensão de construir no estudante uma aprendizagem ativa de acordo com o seu tempo, ressaltando suas habilidades e respeitando as suas necessidades. Por outro lado, também foi observado que o fato do professor conhecer o conceito de metodologias ativas e educação inclusiva não necessariamente é colocá-los em prática, bem como, o inverso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8100_TB2673_16042024223908.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENEFFE FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JENEFFE SANTOS"
    "autor_email" => "jeneffe.santos@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo objetiva compreender a concepção dos professores de uma escola de educação básica do agreste pernambucano sobre a importância de incluir as metodologias ativas no cotidiano escolar, através de uma perspectiva inclusiva. Nesse sentido, entende-se que é importante o estudante estar imerso em lugares de oportunidades para que o processo de construção do conhecimento aconteça e inclua todos. Além do mais, entende-se que o estímulo multissensorial é fundamental neste processo, principalmente quando associado aos conhecimentos que os estudantes já têm, tornando-se ponto de partida para fundamentar os novos. Nesta perspectiva, para a construção dos dados foi elaborado um questionário e encaminhado para professores ativos de uma escola de educação básica. O questionário é composto por duas perguntas problematizadoras em torno da temática, são elas: (P1) Você conhece as metodologias ativas? Se sim, justifique qual a potencialidade de seu uso em sala de aula nos dias atuais; (P2) Como as metodologias ativas podem contribuir com a inclusão, na educação básica? A partir disso foi evidenciado que já existe uma reflexão dentro da escola sobre a importância das metodologias ativas e da sua utilização com os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEEs). Além da compreensão de construir no estudante uma aprendizagem ativa de acordo com o seu tempo, ressaltando suas habilidades e respeitando as suas necessidades. Por outro lado, também foi observado que o fato do professor conhecer o conceito de metodologias ativas e educação inclusiva não necessariamente é colocá-los em prática, bem como, o inverso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.