Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis.O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis.O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.