Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO DE FUNGOS MICROSCÓPICOS EM ESTRUTURAS 3D PARA PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ – MA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto visa a construção de estruturas 3D fúngicas utilizadas como material didático aulas no ensino de microbiologia em instituições de ensino do município de Imperatriz que apresentam carência de equipamento, oferecendo recursos a alunos do ensino básico para instigar o interesse sobre os conteúdos de microbiologia, aprimorar o ensino-aprendizagem da disciplina de ciências com aquisição de competências e habilidades cognitivas. Por ser um tema que em sua maior parte necessita de equipamentos laboratoriais como microscópio, a microbiologia é extremamente afetada em níveis de ensino básico, pela falta de tais equipamentos, o projeto portanto trabalha visando essa realidade de carência no município de Imperatriz no Maranhão. As estruturas 3D de fungos produzidas em laboratório serão levadas para escolas do municio, com alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental como alvo, efetuando aulas e medindo o nível de conhecimento sobre fungos tanto antes da implantação da aula quanto depois. Pelo custo de manutenção e compra de materiais e instrumentos necessários para as práticas em laboratório, faz-se necessário a implantação e uso de materiais e metodologias alternativas de aulas práticas. O desenvolvimento de maquetes e materiais 3D possibilitam uma melhoria a assimilação do conteúdo científico, por meio da representação visual mais concreta. Ao contrário da perspectiva adquirida somente com a leitura dos textos em livros didáticos ou na visualização de imagens 2D, a visualização e contato com o material permite a construção do conhecimento e fixação do conteúdo de uma forma criativa, uma interação dificultada quando usado apenas o método convencional. Como resultado espera-se que os alunos do ensino fundamental consigam compreender melhor o que são fungos e conhecer suas estruturas, seu uso e importância, despertando também interesse pela área ao longo das aulas, além de levantar dados do aprendizado atual sobre fungos na cidade através dos questionários aplicados.

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