Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110611
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 9855
    "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9855_TB2450_27062024214554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES KAROLINE DE  LIMA"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamires.tkl@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110611
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2450
    "inscrito_id" => 9855
    "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9855_TB2450_27062024214554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES KAROLINE DE  LIMA"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamires.tkl@ufpe.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.