Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DINÂMICA DO “ESPECTRO DE OPINIÕES” COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO CRÍTICO EM EDUCAÇÃO SEXUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110588
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2423
    "inscrito_id" => 2412
    "titulo" => "DINÂMICA DO “ESPECTRO DE OPINIÕES” COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO CRÍTICO EM EDUCAÇÃO SEXUAL"
    "resumo" => "A educação sexual no Brasil é um objeto de conhecimento previsto nos currículos estaduais e apoiado pelos documentos referenciais de ensino no país, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Contudo, esses documentos focam as ações nos cuidados com o corpo e com foco em aspectos da prevenção de doenças e gravidez na adolescência, temas que demandam conhecimentos básicos na área das ciências biológicas. Nesse sentido, diante do pouco tempo para a exploração do tema, as práticas se distanciam do teor crítico da problemática que reflete muitos desafios enfrentados pela sociedade brasileira, como homofobia, abuso, importunação sexual e o abandono parental. Assim, o presente trabalho traz a dinâmica do “Espectro de Opiniões” como alternativa para trabalhar esses temas em paralelo ao conteúdo previsto no currículo do ensino médio. Para tanto, apresenta-se um relato de experiência do desenvolvimento e aplicação do recurso didático como metodologia ativa. A atividade foi elaborada em uma ação de extensão sobre o tema "IST's e métodos contraceptivos" e consistiu em uma projeção com 21 afirmativas (opiniões populares) acerca da sexualidade humana, além da produção de 40 placas em cores verde (frente) e vermelho (verso). Os participantes da dinâmica, que compreendiam cerca de 40 estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, deveriam concordar (usando a cor verde) ou discordar (usando a cor vermelha) da frase exposta no slide. Sobre cada afirmativa um estudante foi convidado a explicar seu ponto de vista e os demais foram convidados a debater junto as mediadoras sobre cada uma das colocações. O momento foi finalizado com “tira-dúvidas” sobre educação sexual e o método demonstrou ser uma excelente opção para discussões de tema de caráter social no contexto da educação sexual, corroborando a formação cidadã dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2412_TB2423_19102024193432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA VICTÓRIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA V. SOARES"
    "autor_email" => "paula.victoria@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110588
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2423
    "inscrito_id" => 2412
    "titulo" => "DINÂMICA DO “ESPECTRO DE OPINIÕES” COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO CRÍTICO EM EDUCAÇÃO SEXUAL"
    "resumo" => "A educação sexual no Brasil é um objeto de conhecimento previsto nos currículos estaduais e apoiado pelos documentos referenciais de ensino no país, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Contudo, esses documentos focam as ações nos cuidados com o corpo e com foco em aspectos da prevenção de doenças e gravidez na adolescência, temas que demandam conhecimentos básicos na área das ciências biológicas. Nesse sentido, diante do pouco tempo para a exploração do tema, as práticas se distanciam do teor crítico da problemática que reflete muitos desafios enfrentados pela sociedade brasileira, como homofobia, abuso, importunação sexual e o abandono parental. Assim, o presente trabalho traz a dinâmica do “Espectro de Opiniões” como alternativa para trabalhar esses temas em paralelo ao conteúdo previsto no currículo do ensino médio. Para tanto, apresenta-se um relato de experiência do desenvolvimento e aplicação do recurso didático como metodologia ativa. A atividade foi elaborada em uma ação de extensão sobre o tema "IST's e métodos contraceptivos" e consistiu em uma projeção com 21 afirmativas (opiniões populares) acerca da sexualidade humana, além da produção de 40 placas em cores verde (frente) e vermelho (verso). Os participantes da dinâmica, que compreendiam cerca de 40 estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, deveriam concordar (usando a cor verde) ou discordar (usando a cor vermelha) da frase exposta no slide. Sobre cada afirmativa um estudante foi convidado a explicar seu ponto de vista e os demais foram convidados a debater junto as mediadoras sobre cada uma das colocações. O momento foi finalizado com “tira-dúvidas” sobre educação sexual e o método demonstrou ser uma excelente opção para discussões de tema de caráter social no contexto da educação sexual, corroborando a formação cidadã dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2412_TB2423_19102024193432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA VICTÓRIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA V. SOARES"
    "autor_email" => "paula.victoria@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação sexual no Brasil é um objeto de conhecimento previsto nos currículos estaduais e apoiado pelos documentos referenciais de ensino no país, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Contudo, esses documentos focam as ações nos cuidados com o corpo e com foco em aspectos da prevenção de doenças e gravidez na adolescência, temas que demandam conhecimentos básicos na área das ciências biológicas. Nesse sentido, diante do pouco tempo para a exploração do tema, as práticas se distanciam do teor crítico da problemática que reflete muitos desafios enfrentados pela sociedade brasileira, como homofobia, abuso, importunação sexual e o abandono parental. Assim, o presente trabalho traz a dinâmica do “Espectro de Opiniões” como alternativa para trabalhar esses temas em paralelo ao conteúdo previsto no currículo do ensino médio. Para tanto, apresenta-se um relato de experiência do desenvolvimento e aplicação do recurso didático como metodologia ativa. A atividade foi elaborada em uma ação de extensão sobre o tema "IST's e métodos contraceptivos" e consistiu em uma projeção com 21 afirmativas (opiniões populares) acerca da sexualidade humana, além da produção de 40 placas em cores verde (frente) e vermelho (verso). Os participantes da dinâmica, que compreendiam cerca de 40 estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, deveriam concordar (usando a cor verde) ou discordar (usando a cor vermelha) da frase exposta no slide. Sobre cada afirmativa um estudante foi convidado a explicar seu ponto de vista e os demais foram convidados a debater junto as mediadoras sobre cada uma das colocações. O momento foi finalizado com “tira-dúvidas” sobre educação sexual e o método demonstrou ser uma excelente opção para discussões de tema de caráter social no contexto da educação sexual, corroborando a formação cidadã dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.