Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110553
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2381
    "inscrito_id" => 4995
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A sexualidade é algo essencial na vida do ser humano, e atua diretamente na construção da identidade pessoal e social do indivíduo. Apesar disso, a temática está repleta de tabus, provenientes de um contexto histórico religioso e machista. Além disso, a educação sexual é vista apenas como um estímulo à prática sexual precoce e à libertinagem. Com isso, o que se pode ver hoje, é o negacionismo aos direitos à liberdade de expressão e à sexualidade. Dessa forma, se vê necessário a implementação da educação sexual dentro das escolas, sendo este o lugar onde crianças e adolescentes passam grande parte da vida. Assim, este estudo teve como objetivo central identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao tratar da educação sexual em sala de aula, bem como investigar e refletir sobre a importância da abordagem a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, para compreender as contribuições e limites da ação pedagógica da escola no trato de questões da temática. O trabalho foi composto de uma revisão de literatura de publicações feitas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018 a 2024, usando as plataformas Google Acadêmico e SciELO. Entre os principais resultados, constatou-se a presença de uma série de problemas enfrentados pela comunidade escolar, como preconceito, discriminação, entre outros, que impossibilitam a efetivação da temática de forma adequada e interdisciplinar. Diante disso, nota-se a necessidade da implementação de programas educativos que abordem o tema de forma planejada e sistematizada, proporcionando uma formação inicial e continuada aos profissionais da educação, além do apoio e participação da comunidade escolar e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4995_TB2381_21102024093258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA GLEICIANA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gleiciana"
    "autor_email" => "antonia.gleiciana05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110553
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2381
    "inscrito_id" => 4995
    "titulo" => "DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A sexualidade é algo essencial na vida do ser humano, e atua diretamente na construção da identidade pessoal e social do indivíduo. Apesar disso, a temática está repleta de tabus, provenientes de um contexto histórico religioso e machista. Além disso, a educação sexual é vista apenas como um estímulo à prática sexual precoce e à libertinagem. Com isso, o que se pode ver hoje, é o negacionismo aos direitos à liberdade de expressão e à sexualidade. Dessa forma, se vê necessário a implementação da educação sexual dentro das escolas, sendo este o lugar onde crianças e adolescentes passam grande parte da vida. Assim, este estudo teve como objetivo central identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao tratar da educação sexual em sala de aula, bem como investigar e refletir sobre a importância da abordagem a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, para compreender as contribuições e limites da ação pedagógica da escola no trato de questões da temática. O trabalho foi composto de uma revisão de literatura de publicações feitas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018 a 2024, usando as plataformas Google Acadêmico e SciELO. Entre os principais resultados, constatou-se a presença de uma série de problemas enfrentados pela comunidade escolar, como preconceito, discriminação, entre outros, que impossibilitam a efetivação da temática de forma adequada e interdisciplinar. Diante disso, nota-se a necessidade da implementação de programas educativos que abordem o tema de forma planejada e sistematizada, proporcionando uma formação inicial e continuada aos profissionais da educação, além do apoio e participação da comunidade escolar e da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4995_TB2381_21102024093258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA GLEICIANA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gleiciana"
    "autor_email" => "antonia.gleiciana05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A sexualidade é algo essencial na vida do ser humano, e atua diretamente na construção da identidade pessoal e social do indivíduo. Apesar disso, a temática está repleta de tabus, provenientes de um contexto histórico religioso e machista. Além disso, a educação sexual é vista apenas como um estímulo à prática sexual precoce e à libertinagem. Com isso, o que se pode ver hoje, é o negacionismo aos direitos à liberdade de expressão e à sexualidade. Dessa forma, se vê necessário a implementação da educação sexual dentro das escolas, sendo este o lugar onde crianças e adolescentes passam grande parte da vida. Assim, este estudo teve como objetivo central identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao tratar da educação sexual em sala de aula, bem como investigar e refletir sobre a importância da abordagem a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, para compreender as contribuições e limites da ação pedagógica da escola no trato de questões da temática. O trabalho foi composto de uma revisão de literatura de publicações feitas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018 a 2024, usando as plataformas Google Acadêmico e SciELO. Entre os principais resultados, constatou-se a presença de uma série de problemas enfrentados pela comunidade escolar, como preconceito, discriminação, entre outros, que impossibilitam a efetivação da temática de forma adequada e interdisciplinar. Diante disso, nota-se a necessidade da implementação de programas educativos que abordem o tema de forma planejada e sistematizada, proporcionando uma formação inicial e continuada aos profissionais da educação, além do apoio e participação da comunidade escolar e da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.