Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108959
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 998
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID998_TB142_07022024173932.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILLA SOUZA"
    "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108959
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 998
    "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM BASE EM ATIVIDADES SOCIAIS"
    "resumo" => "O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID998_TB142_07022024173932.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILLA ANDRADE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SHEILLA SOUZA"
    "autor_email" => "sheilla.souza@ifmg.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de língua inglesa durante muito tempo ocupou lugar de descredito nos currículos escolares e as aulas eram voltadas para o método gramática-tradução apoiados em textos escolares. No entanto, a partir de uma abordagem funcionalista e que prioriza os multiletramentos e a multimodalidade, ao ensino, inseriu-se novos modos de significação e ampliou-se a visão de língua como estrutura para uso da língua em práticas sociais. Aprende-se uma língua seja ela materna ou estrangeira para desenvolver funções sociais. Nesse sentido, propõe-se que as aulas sejam voltadas para discussão de temas relevantes que conduzam os alunos à direção dos multiletramentos a fim de desenvolver outras habilidades, não somente a linguística. Diante disso, este projeto objetivou de modo geral: refletir e conscientizar sobre os desafios da moda sustentável ancorado nos temas contemporâneos transversais voltados para educação ambiental e educação para o consumo por meio de textos e atividades sociais realizadas em língua inglesa. Especificamente, visou: (1) investigar e discutir temas referentes ao consumo sustentável; (2) ler postagens e campanhas veiculadas em redes sociais e reconhecer suas características; (3) produzir um post de conscientização sobre moda sustentável com base nos temas discutidos; (4) promover um desfile e bazar de troca com itens doados pelos alunos. O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos de automação e eletrotécnica matriculados no ano letivo de 2023 no IFMG-Campus Avançado de Ipatinga. Foi possível perceber os envolvimentos dos discentes com as atividades, e a maior integração entre os alunos da sala e dos cursos. Destaca-se ainda, a promoção de consciência crítica, no sentido de ressignificar práticas de consumo e preservação do meio ambiente a partir da moda sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.