Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113586
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6713
    "inscrito_id" => 16982
    "titulo" => "DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este resumo tem como objetivo relatar e refletir sobre como a documentação ressignificou e transformou a prática pedagógica com crianças bem pequenas em uma creche da rede pública de Fortaleza. A documentação pedagógica nas pedagogias participativas desempenha um papel crucial no processo educativo, servindo como uma ferramenta para registrar, refletir e compartilhar as experiências de aprendizagem. Esse tipo de documentação vai além de meros registros administrativos, capturando a dinâmica do processo educacional e promovendo a participação ativa de todos os atores – educadores, crianças e comunidade. Em pedagogias participativas, como a pedagogia de Reggio Emilia, a documentação pedagógica envolve a coleta de diversos tipos de materiais, como fotografias, vídeos, transcrições de diálogos, registros das crianças e reflexões dos professores. Esses materiais são analisados e organizados de maneira a proporcionar uma visão abrangente do processo de aprendizagem, permitindo que todos os participantes possam refletir sobre suas práticas e experiências. As reflexões compartilhadas entre educadores, crianças e comunidade estimulam a co-construção do conhecimento, promovendo um sentido de pertencimento e responsabilidade mútua. Em resumo, a documentação pedagógica nas pedagogias participativas é uma prática essencial que enriquece o processo educativo, oferecendo uma janela para o cotidiano escolar, fortalecendo a transparência e o envolvimento nas práticas educativas. Criando uma rede de apoio mais sólida, na qual todos se sentem parte integral do desenvolvimento educacional das crianças. Este trabalho utilizou a metodologia de relato de experiência para descrever o processo de elaboração da documentação pedagógica inspirada nas pedagogias participativas numa instituição pública de educação infantil em Fortaleza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16982_TB6713_27102024120202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELMA MARTINS DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Celma Rodrigues"
    "autor_email" => "celma.martins@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113586
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6713
    "inscrito_id" => 16982
    "titulo" => "DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este resumo tem como objetivo relatar e refletir sobre como a documentação ressignificou e transformou a prática pedagógica com crianças bem pequenas em uma creche da rede pública de Fortaleza. A documentação pedagógica nas pedagogias participativas desempenha um papel crucial no processo educativo, servindo como uma ferramenta para registrar, refletir e compartilhar as experiências de aprendizagem. Esse tipo de documentação vai além de meros registros administrativos, capturando a dinâmica do processo educacional e promovendo a participação ativa de todos os atores – educadores, crianças e comunidade. Em pedagogias participativas, como a pedagogia de Reggio Emilia, a documentação pedagógica envolve a coleta de diversos tipos de materiais, como fotografias, vídeos, transcrições de diálogos, registros das crianças e reflexões dos professores. Esses materiais são analisados e organizados de maneira a proporcionar uma visão abrangente do processo de aprendizagem, permitindo que todos os participantes possam refletir sobre suas práticas e experiências. As reflexões compartilhadas entre educadores, crianças e comunidade estimulam a co-construção do conhecimento, promovendo um sentido de pertencimento e responsabilidade mútua. Em resumo, a documentação pedagógica nas pedagogias participativas é uma prática essencial que enriquece o processo educativo, oferecendo uma janela para o cotidiano escolar, fortalecendo a transparência e o envolvimento nas práticas educativas. Criando uma rede de apoio mais sólida, na qual todos se sentem parte integral do desenvolvimento educacional das crianças. Este trabalho utilizou a metodologia de relato de experiência para descrever o processo de elaboração da documentação pedagógica inspirada nas pedagogias participativas numa instituição pública de educação infantil em Fortaleza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16982_TB6713_27102024120202.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELMA MARTINS DE SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Celma Rodrigues"
    "autor_email" => "celma.martins@educacao.fortaleza.ce.gov.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo tem como objetivo relatar e refletir sobre como a documentação ressignificou e transformou a prática pedagógica com crianças bem pequenas em uma creche da rede pública de Fortaleza. A documentação pedagógica nas pedagogias participativas desempenha um papel crucial no processo educativo, servindo como uma ferramenta para registrar, refletir e compartilhar as experiências de aprendizagem. Esse tipo de documentação vai além de meros registros administrativos, capturando a dinâmica do processo educacional e promovendo a participação ativa de todos os atores – educadores, crianças e comunidade. Em pedagogias participativas, como a pedagogia de Reggio Emilia, a documentação pedagógica envolve a coleta de diversos tipos de materiais, como fotografias, vídeos, transcrições de diálogos, registros das crianças e reflexões dos professores. Esses materiais são analisados e organizados de maneira a proporcionar uma visão abrangente do processo de aprendizagem, permitindo que todos os participantes possam refletir sobre suas práticas e experiências. As reflexões compartilhadas entre educadores, crianças e comunidade estimulam a co-construção do conhecimento, promovendo um sentido de pertencimento e responsabilidade mútua. Em resumo, a documentação pedagógica nas pedagogias participativas é uma prática essencial que enriquece o processo educativo, oferecendo uma janela para o cotidiano escolar, fortalecendo a transparência e o envolvimento nas práticas educativas. Criando uma rede de apoio mais sólida, na qual todos se sentem parte integral do desenvolvimento educacional das crianças. Este trabalho utilizou a metodologia de relato de experiência para descrever o processo de elaboração da documentação pedagógica inspirada nas pedagogias participativas numa instituição pública de educação infantil em Fortaleza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.