Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVANÇOS E IMPASSES DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA FRENTE A LEI 11.645/08.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110334
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2079
    "inscrito_id" => 8761
    "titulo" => "AVANÇOS E IMPASSES DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA FRENTE A LEI 11.645/08."
    "resumo" => "A escola, como instituição social, é objeto de interesse e estudo. Nela se constroem saberes, identidades e possibilidades, mas também é um espaço de produção e reprodução de violências. No final do século XX, as questões referentes à multiculturalidade na educação se tornaram mais abrangentes, principalmente no que diz respeito ao Brasil, que sempre lidou com sua diversidade cultural ora apagando-a socialmente, ora exterminando-a materialmente, visto que nunca foi superado o passado colonial. Ao se dimensionar a colonialidade como um regime de pensamento, e de ordenamento social, que foi perpetrado legalmente por 350 anos, torna-se mais fácil compreender as disputas e dinâmicas em torno da educação para as relações étnico-raciais nos espaços escolarizados. Na sociedade brasileira do século XXI, houve avanços significativos para a população negra e indígena no que diz respeito à educação, como a conquista ao direito das cotas étnico-raciais nas universidades estaduais, federais e em concursos públicos, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Neste trabalho, buscou-se analisar historicamente o acesso de pessoas negras e indígenas à educação, ao passo que se compreendeu como anda a Lei 11.645/08 nas instituições escolares, sua implementação e desdobramentos no cotidiano. É necessário discutir as posturas presentes na gestão escolar, no corpo docente e discente frente a essa demanda. Uma vez que o racismo se apresenta das mais variadas formas em todos os espaços da sociedade, investigar e propor intervenções que modifiquem essa realidade é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8761_TB2079_24102024193645.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA VITÓRIA DE CARVALHO DA SILVA THÉ"
    "autor_nome_curto" => "SARA VITÓRIA"
    "autor_email" => "sara.vitoria@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110334
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2079
    "inscrito_id" => 8761
    "titulo" => "AVANÇOS E IMPASSES DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA FRENTE A LEI 11.645/08."
    "resumo" => "A escola, como instituição social, é objeto de interesse e estudo. Nela se constroem saberes, identidades e possibilidades, mas também é um espaço de produção e reprodução de violências. No final do século XX, as questões referentes à multiculturalidade na educação se tornaram mais abrangentes, principalmente no que diz respeito ao Brasil, que sempre lidou com sua diversidade cultural ora apagando-a socialmente, ora exterminando-a materialmente, visto que nunca foi superado o passado colonial. Ao se dimensionar a colonialidade como um regime de pensamento, e de ordenamento social, que foi perpetrado legalmente por 350 anos, torna-se mais fácil compreender as disputas e dinâmicas em torno da educação para as relações étnico-raciais nos espaços escolarizados. Na sociedade brasileira do século XXI, houve avanços significativos para a população negra e indígena no que diz respeito à educação, como a conquista ao direito das cotas étnico-raciais nas universidades estaduais, federais e em concursos públicos, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Neste trabalho, buscou-se analisar historicamente o acesso de pessoas negras e indígenas à educação, ao passo que se compreendeu como anda a Lei 11.645/08 nas instituições escolares, sua implementação e desdobramentos no cotidiano. É necessário discutir as posturas presentes na gestão escolar, no corpo docente e discente frente a essa demanda. Uma vez que o racismo se apresenta das mais variadas formas em todos os espaços da sociedade, investigar e propor intervenções que modifiquem essa realidade é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8761_TB2079_24102024193645.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA VITÓRIA DE CARVALHO DA SILVA THÉ"
    "autor_nome_curto" => "SARA VITÓRIA"
    "autor_email" => "sara.vitoria@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A escola, como instituição social, é objeto de interesse e estudo. Nela se constroem saberes, identidades e possibilidades, mas também é um espaço de produção e reprodução de violências. No final do século XX, as questões referentes à multiculturalidade na educação se tornaram mais abrangentes, principalmente no que diz respeito ao Brasil, que sempre lidou com sua diversidade cultural ora apagando-a socialmente, ora exterminando-a materialmente, visto que nunca foi superado o passado colonial. Ao se dimensionar a colonialidade como um regime de pensamento, e de ordenamento social, que foi perpetrado legalmente por 350 anos, torna-se mais fácil compreender as disputas e dinâmicas em torno da educação para as relações étnico-raciais nos espaços escolarizados. Na sociedade brasileira do século XXI, houve avanços significativos para a população negra e indígena no que diz respeito à educação, como a conquista ao direito das cotas étnico-raciais nas universidades estaduais, federais e em concursos públicos, o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Neste trabalho, buscou-se analisar historicamente o acesso de pessoas negras e indígenas à educação, ao passo que se compreendeu como anda a Lei 11.645/08 nas instituições escolares, sua implementação e desdobramentos no cotidiano. É necessário discutir as posturas presentes na gestão escolar, no corpo docente e discente frente a essa demanda. Uma vez que o racismo se apresenta das mais variadas formas em todos os espaços da sociedade, investigar e propor intervenções que modifiquem essa realidade é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.