Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110309
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2041
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi compreender a contribuição da formação continuada na construção identitária das professoras de bebês, a partir da literatura brasileira. Realizou-se um levantamento da literatura em março de 2023, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na ferramenta de busca Google Acadêmico, com a combinação das palavras-chave: "formação continuada'" AND "identidade profissional" AND "bebês" para entender o que diz a literatura brasileira sobre a contribuição da formação continuada na construção e na consolidação da identidade docente das professoras que exercem a docência com bebês no período de 1996 a 2022. Como resultado constatamos que a formação continuada contribui com a construção identitária profissional, uma vez que passa a reforçar que o trabalho com crianças de zero a três anos não se restringe apenas ao cuidar, mas envolve também o educar, ou seja, são complementares e inerentes a essa docência. Verificamos, ainda, a necessidade de uma formação continuada que conduza a um processo de reflexão permanente, com a intenção de vincular a prática pedagógica com a formação inicial e com a produção acadêmica desenvolvida nas universidades. Concluímos que a formação continuada é um elemento importante no processo de construção e reconstrução identitária das professoras de bebês, pois possibilita conhecimentos, capacidades, criatividades e criticidades por meio de um trabalho colaborativo que conduz à reflexão e à ressignificação da prática docente. Além disso, possibilita uma maior visibilidade e reconhecimento da docente enquanto profissional, caminhando na direção da valorização profissional e da elevação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos bebês."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3351_TB2041_27102024103719.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "E-MAIL: GISLEINESILVA22@GMAIL.COM"
    "autor_nome_curto" => "Gisleine"
    "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110309
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2041
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS PROFESSORAS DE BEBÊS: UMA REVISÃO"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi compreender a contribuição da formação continuada na construção identitária das professoras de bebês, a partir da literatura brasileira. Realizou-se um levantamento da literatura em março de 2023, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na ferramenta de busca Google Acadêmico, com a combinação das palavras-chave: "formação continuada'" AND "identidade profissional" AND "bebês" para entender o que diz a literatura brasileira sobre a contribuição da formação continuada na construção e na consolidação da identidade docente das professoras que exercem a docência com bebês no período de 1996 a 2022. Como resultado constatamos que a formação continuada contribui com a construção identitária profissional, uma vez que passa a reforçar que o trabalho com crianças de zero a três anos não se restringe apenas ao cuidar, mas envolve também o educar, ou seja, são complementares e inerentes a essa docência. Verificamos, ainda, a necessidade de uma formação continuada que conduza a um processo de reflexão permanente, com a intenção de vincular a prática pedagógica com a formação inicial e com a produção acadêmica desenvolvida nas universidades. Concluímos que a formação continuada é um elemento importante no processo de construção e reconstrução identitária das professoras de bebês, pois possibilita conhecimentos, capacidades, criatividades e criticidades por meio de um trabalho colaborativo que conduz à reflexão e à ressignificação da prática docente. Além disso, possibilita uma maior visibilidade e reconhecimento da docente enquanto profissional, caminhando na direção da valorização profissional e da elevação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos bebês."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3351_TB2041_27102024103719.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "E-MAIL: GISLEINESILVA22@GMAIL.COM"
    "autor_nome_curto" => "Gisleine"
    "autor_email" => "gisleinesilva22@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo do presente estudo foi compreender a contribuição da formação continuada na construção identitária das professoras de bebês, a partir da literatura brasileira. Realizou-se um levantamento da literatura em março de 2023, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e na ferramenta de busca Google Acadêmico, com a combinação das palavras-chave: "formação continuada'" AND "identidade profissional" AND "bebês" para entender o que diz a literatura brasileira sobre a contribuição da formação continuada na construção e na consolidação da identidade docente das professoras que exercem a docência com bebês no período de 1996 a 2022. Como resultado constatamos que a formação continuada contribui com a construção identitária profissional, uma vez que passa a reforçar que o trabalho com crianças de zero a três anos não se restringe apenas ao cuidar, mas envolve também o educar, ou seja, são complementares e inerentes a essa docência. Verificamos, ainda, a necessidade de uma formação continuada que conduza a um processo de reflexão permanente, com a intenção de vincular a prática pedagógica com a formação inicial e com a produção acadêmica desenvolvida nas universidades. Concluímos que a formação continuada é um elemento importante no processo de construção e reconstrução identitária das professoras de bebês, pois possibilita conhecimentos, capacidades, criatividades e criticidades por meio de um trabalho colaborativo que conduz à reflexão e à ressignificação da prática docente. Além disso, possibilita uma maior visibilidade e reconhecimento da docente enquanto profissional, caminhando na direção da valorização profissional e da elevação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos bebês.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.