Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114809
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8477
    "inscrito_id" => 19623
    "titulo" => "ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8477_06082024220717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR"
    "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114809
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8477
    "inscrito_id" => 19623
    "titulo" => "ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8477_06082024220717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR"
    "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação continuada de professores, é de fato, um dos indicadores principais de qualidade de um sistema educacional. Nesse processo de formação contínua, temos a formação em serviço centrada na escola como um potencial dentro da perspectiva do cotidiano escolar, do desenvolvimento profissional docente e das necessidades pedagógicas da escola. Percebe-se que, novas concepções formativas têm surgido e estudiosos como Nóvoa (1992), Garcia(1992, 1999), Canário (1994, 1999), Imbernóm (2000), Santos (2010), Placco (2010), Tardif (2014) têm apontado, em especial, a escola como lócus privilegiado à formação e desenvolvimento profissional do professor. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a literatura sobre os diálogos estabelecidos sobre a formação continuada em serviço, centrada na escola, de professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde será realizado um levantamento bibliográfico de documentos científicos dos anos de 2013 a 2023, de dois eventos importantes para a área de educação e para o ensino de ciências no país. Os dados serão analisados à luz do arcabouço teórico pertinente. Os resultados indicaram que a formação continuada em serviço que ocorre na escola fornece um diferencial na autonomia docente, ela é mais colaborativa e atende mais as necessidades formativas dos professores. Além disso, ela também prioriza a coletividade, o contexto escolar, os saberes docentes e a valorização da reflexão e sistematização das estratégias de ensino, permitindo um posicionamento crítico dos docentes em relação à sua prática docente. Palavras-chave: Formação continuada em serviço de professores, Ciências da natureza, autonomia docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.