Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM PROJETO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGENS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114384
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7859
    "inscrito_id" => 16211
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM PROJETO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGENS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivo analisar uma prática com projeto didático interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Fundamenta-se em estudos de letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática e práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática no 1º ano do ensino fundamental, recorrendo a Moretti e Souza (2015), Monteiro e Soares (2014), Machado (1993), dentre outros Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, que utiliza a dados quantitativos como auxiliares nas análises. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na área urbana de Parauapebas, sudeste do Pará. Como instrumentos de produção de dados empregou-se os diagnósticos inicial, processual e de verificação de aprendizagens e o projeto didático “letramento matemático e em língua materna por meio de cantigas de roda”, que após realizado, permitiu evidenciar que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16211_TB7859_04102024085959.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYMISSA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "DEYMISSA"
    "autor_email" => "deymissa01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114384
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7859
    "inscrito_id" => 16211
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM PROJETO DIDÁTICO PARA APRENDIZAGENS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivo analisar uma prática com projeto didático interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Fundamenta-se em estudos de letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática e práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática no 1º ano do ensino fundamental, recorrendo a Moretti e Souza (2015), Monteiro e Soares (2014), Machado (1993), dentre outros Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, que utiliza a dados quantitativos como auxiliares nas análises. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na área urbana de Parauapebas, sudeste do Pará. Como instrumentos de produção de dados empregou-se os diagnósticos inicial, processual e de verificação de aprendizagens e o projeto didático “letramento matemático e em língua materna por meio de cantigas de roda”, que após realizado, permitiu evidenciar que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16211_TB7859_04102024085959.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYMISSA SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "DEYMISSA"
    "autor_email" => "deymissa01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivo analisar uma prática com projeto didático interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Fundamenta-se em estudos de letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática e práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática no 1º ano do ensino fundamental, recorrendo a Moretti e Souza (2015), Monteiro e Soares (2014), Machado (1993), dentre outros Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, que utiliza a dados quantitativos como auxiliares nas análises. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na área urbana de Parauapebas, sudeste do Pará. Como instrumentos de produção de dados empregou-se os diagnósticos inicial, processual e de verificação de aprendizagens e o projeto didático “letramento matemático e em língua materna por meio de cantigas de roda”, que após realizado, permitiu evidenciar que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.