Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110293 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 6509 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS" "resumo" => "O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condições materiais e dos recursos humanos. A ausência de espaços adequados tais como laboratórios assim como a ausência de boas condições materiais como projetores, computadores e televisores para o ensino dos conteúdos programáticos, geram redução do tempo livre, ou seja, aumento do trabalho para o docente, uma vez que, o mesmo terá de desenvolver estratégias pedagógicas que irão suprimir a ausência de recursos básicos estruturais e materiais nas escolas, decorrendo assim em uma redução das condições de trabalho, impactando diretamente a saúde dos profissionais do magistério. Para determinação da qualidade infraestrutural e material fora adotado método de análise quali-quanti adaptado de Neto et al. (2013) onde foi elaborado um percentual com base na presença ou ausência de boas condições materiais e infraestruturais. Para análise dos recursos humanos foi utilizado o índice de esforço docente - IED, obtido no Censo Escolar da Educação Básica realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portanto, neste estudo realizou-se análises de cunho bibliográficos por meio de autores como Gasparini et al. (2005) e Garcia et al. (2021), assim como trabalho de campo com visita in loco nas salas de aulas, laboratórios e sala dos professores, onde foi registrado a partir de fotografias tais espaços para melhor análise dos dados. Com base nos resultados obtidos no estudo por meio do campo, dos percentuais adaptados de Neto et al. (2013) e do IED, o colégio estudado possui no geral condições materiais, infraestruturais e de recursos humanos adequadas, sendo necessário mais investimentos. Tais resultados ressaltam a necessidade e importância de políticas públicas de investimentos na melhoria da qualidade de condições de trabalho dos profissionais do magistério.O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condiçõe" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6509_TB2016_30092024201456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS CAVALCANTE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS HOLANDA" "autor_email" => "douglas.contato.holanda@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110293 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 6509 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS" "resumo" => "O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condições materiais e dos recursos humanos. A ausência de espaços adequados tais como laboratórios assim como a ausência de boas condições materiais como projetores, computadores e televisores para o ensino dos conteúdos programáticos, geram redução do tempo livre, ou seja, aumento do trabalho para o docente, uma vez que, o mesmo terá de desenvolver estratégias pedagógicas que irão suprimir a ausência de recursos básicos estruturais e materiais nas escolas, decorrendo assim em uma redução das condições de trabalho, impactando diretamente a saúde dos profissionais do magistério. Para determinação da qualidade infraestrutural e material fora adotado método de análise quali-quanti adaptado de Neto et al. (2013) onde foi elaborado um percentual com base na presença ou ausência de boas condições materiais e infraestruturais. Para análise dos recursos humanos foi utilizado o índice de esforço docente - IED, obtido no Censo Escolar da Educação Básica realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portanto, neste estudo realizou-se análises de cunho bibliográficos por meio de autores como Gasparini et al. (2005) e Garcia et al. (2021), assim como trabalho de campo com visita in loco nas salas de aulas, laboratórios e sala dos professores, onde foi registrado a partir de fotografias tais espaços para melhor análise dos dados. Com base nos resultados obtidos no estudo por meio do campo, dos percentuais adaptados de Neto et al. (2013) e do IED, o colégio estudado possui no geral condições materiais, infraestruturais e de recursos humanos adequadas, sendo necessário mais investimentos. Tais resultados ressaltam a necessidade e importância de políticas públicas de investimentos na melhoria da qualidade de condições de trabalho dos profissionais do magistério.O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condiçõe" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6509_TB2016_30092024201456.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS CAVALCANTE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS HOLANDA" "autor_email" => "douglas.contato.holanda@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condições materiais e dos recursos humanos. A ausência de espaços adequados tais como laboratórios assim como a ausência de boas condições materiais como projetores, computadores e televisores para o ensino dos conteúdos programáticos, geram redução do tempo livre, ou seja, aumento do trabalho para o docente, uma vez que, o mesmo terá de desenvolver estratégias pedagógicas que irão suprimir a ausência de recursos básicos estruturais e materiais nas escolas, decorrendo assim em uma redução das condições de trabalho, impactando diretamente a saúde dos profissionais do magistério. Para determinação da qualidade infraestrutural e material fora adotado método de análise quali-quanti adaptado de Neto et al. (2013) onde foi elaborado um percentual com base na presença ou ausência de boas condições materiais e infraestruturais. Para análise dos recursos humanos foi utilizado o índice de esforço docente - IED, obtido no Censo Escolar da Educação Básica realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portanto, neste estudo realizou-se análises de cunho bibliográficos por meio de autores como Gasparini et al. (2005) e Garcia et al. (2021), assim como trabalho de campo com visita in loco nas salas de aulas, laboratórios e sala dos professores, onde foi registrado a partir de fotografias tais espaços para melhor análise dos dados. Com base nos resultados obtidos no estudo por meio do campo, dos percentuais adaptados de Neto et al. (2013) e do IED, o colégio estudado possui no geral condições materiais, infraestruturais e de recursos humanos adequadas, sendo necessário mais investimentos. Tais resultados ressaltam a necessidade e importância de políticas públicas de investimentos na melhoria da qualidade de condições de trabalho dos profissionais do magistério.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.