VAZ, Adriane Vidal. Inteligência emocional na escola: reconhecendo as emoções. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110275>. Acesso em: 25/12/2024 22:04
No processo de integração, a atividade de ensino demanda dos professores habilidades de conexão interpessoal, assim como uma gestão eficiente de suas próprias emoções e das dos outros. O que inclui reconhecer a importância da inteligência emocional no contexto escolar, que envolve a habilidade de identificar e lidar com as emoções e com os sentimentos. Estratégias que empregam atividades cognitivas e reflexivas de maneira lúdica podem ser úteis para promover o desenvolvimento da inteligência emocional na escola. Portanto, o aprimoramento da inteligência emocional e da capacidade de regular as emoções por parte dos educadores é cada vez mais fundamental para melhorar tanto as relações profissionais quanto as interpessoais. Este artigo tem como objetivo descrever as características da inteligência emocional e sua relevância na relação entre professor e aluno, examinando como esta influencia a gestão de conflitos e a escolha de diferentes estratégias de resolução. O estudo ressalta a importância de reconhecer a inteligência emocional e oferecer intervenções, especialmente atividades preventivas, a fim de promover o desenvolvimento emocional dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica baseada em artigos científicos de fontes confiáveis. Espera-se que educadores sejam incentivados a implementar a inteligência emocional nas escolas, reconhecendo sua relevância para a sociedade. Considerando, ainda, as dificuldades enfrentadas pelos professores, como reagem e abordam a questão discutida, e como percebem o uso dos recursos socioemocionais na construção de relacionamentos interpessoais, investigando a possível influência da inteligência emocional no aprendizado escolar.