Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECENDO SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL: RECURSOS DIDÁTICOS, LUDICIDADE E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109578
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 988
    "inscrito_id" => 6974
    "titulo" => "TECENDO SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL: RECURSOS DIDÁTICOS, LUDICIDADE E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Por reconhecer a Educação Infantil como espaço que favorece o desenvolvimento integral das crianças, pretende-se neste trabalho expor uma investigação sobre contribuições de recursos didáticos e práticas pedagógicas como ferramenta lúdica na formação inicial de docentes, desenvolvida em ações extensionistas no Projeto MULTILab - UFPI. Com referencial teórico adotado na legislação educacional vigente e estudos que priorizam pedagogias participativas e estudos sociológico das infâncias, pressupõe o entendimento da criança como sujeito ativo, lúdico, histórico e de direitos no qual as instituições educativas devem adotar um conjunto de práticas pedagógicas articuladas com diferentes experiências e saberes. Como metodologia de pesquisa, nos ancoramos em pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e instrucional a partir de coletâneas produzidas na formação inicial docente, no curso de Pedagogia, enquanto material didático para subsidiar a prática docente e socializar práticas pedagógicas que viabilizam a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no fazer docente. Após tratamento dos dados obtidos, buscamos realizar análise dos resultados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica adotada e a investigação como contribuição. Com perspectivas interdisciplinares, as ações realizadas no projeto, abordaram discussão de temas e conceitos, bem como práticas pedagógicas que evidenciam o protagonismo infantil, refletindo diferentes experiências na infância, comprometidas com a educação como projeto de emancipação e valorização do protagonismo infantil. Considera-se que as reflexões empreendidas contribuem para a formação inicial de docentes, na elaboração de recursos didáticos enquanto impulsionadores da interação, ludicidade e aprendizagens, de práticas pedagógicas que valorizam a participação e o desenvolvimento de competências e habilidades e suas relações desde a Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6974_TB988_27102024225229.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA RODRIGUES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA SÁ"
    "autor_email" => "maisa_rodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109578
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 988
    "inscrito_id" => 6974
    "titulo" => "TECENDO SABERES NA FORMAÇÃO INICIAL: RECURSOS DIDÁTICOS, LUDICIDADE E APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Por reconhecer a Educação Infantil como espaço que favorece o desenvolvimento integral das crianças, pretende-se neste trabalho expor uma investigação sobre contribuições de recursos didáticos e práticas pedagógicas como ferramenta lúdica na formação inicial de docentes, desenvolvida em ações extensionistas no Projeto MULTILab - UFPI. Com referencial teórico adotado na legislação educacional vigente e estudos que priorizam pedagogias participativas e estudos sociológico das infâncias, pressupõe o entendimento da criança como sujeito ativo, lúdico, histórico e de direitos no qual as instituições educativas devem adotar um conjunto de práticas pedagógicas articuladas com diferentes experiências e saberes. Como metodologia de pesquisa, nos ancoramos em pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e instrucional a partir de coletâneas produzidas na formação inicial docente, no curso de Pedagogia, enquanto material didático para subsidiar a prática docente e socializar práticas pedagógicas que viabilizam a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no fazer docente. Após tratamento dos dados obtidos, buscamos realizar análise dos resultados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica adotada e a investigação como contribuição. Com perspectivas interdisciplinares, as ações realizadas no projeto, abordaram discussão de temas e conceitos, bem como práticas pedagógicas que evidenciam o protagonismo infantil, refletindo diferentes experiências na infância, comprometidas com a educação como projeto de emancipação e valorização do protagonismo infantil. Considera-se que as reflexões empreendidas contribuem para a formação inicial de docentes, na elaboração de recursos didáticos enquanto impulsionadores da interação, ludicidade e aprendizagens, de práticas pedagógicas que valorizam a participação e o desenvolvimento de competências e habilidades e suas relações desde a Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6974_TB988_27102024225229.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍSA RODRIGUES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "MAÍSA SÁ"
    "autor_email" => "maisa_rodrigues@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Por reconhecer a Educação Infantil como espaço que favorece o desenvolvimento integral das crianças, pretende-se neste trabalho expor uma investigação sobre contribuições de recursos didáticos e práticas pedagógicas como ferramenta lúdica na formação inicial de docentes, desenvolvida em ações extensionistas no Projeto MULTILab - UFPI. Com referencial teórico adotado na legislação educacional vigente e estudos que priorizam pedagogias participativas e estudos sociológico das infâncias, pressupõe o entendimento da criança como sujeito ativo, lúdico, histórico e de direitos no qual as instituições educativas devem adotar um conjunto de práticas pedagógicas articuladas com diferentes experiências e saberes. Como metodologia de pesquisa, nos ancoramos em pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e instrucional a partir de coletâneas produzidas na formação inicial docente, no curso de Pedagogia, enquanto material didático para subsidiar a prática docente e socializar práticas pedagógicas que viabilizam a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no fazer docente. Após tratamento dos dados obtidos, buscamos realizar análise dos resultados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica adotada e a investigação como contribuição. Com perspectivas interdisciplinares, as ações realizadas no projeto, abordaram discussão de temas e conceitos, bem como práticas pedagógicas que evidenciam o protagonismo infantil, refletindo diferentes experiências na infância, comprometidas com a educação como projeto de emancipação e valorização do protagonismo infantil. Considera-se que as reflexões empreendidas contribuem para a formação inicial de docentes, na elaboração de recursos didáticos enquanto impulsionadores da interação, ludicidade e aprendizagens, de práticas pedagógicas que valorizam a participação e o desenvolvimento de competências e habilidades e suas relações desde a Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.