Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSERÇÃO DE IMIGRANTES ESTRANGEIROS NO BRASIL: INICIATIVAS E AÇÕES NA SOCIEDADE MANAUARA NO AMAZONAS – BRASIL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo objetivou indagar sobre as iniciativas e ações do processo de inserção dos imigrantes estrangeiros desenvolvidas pela Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes na cidade de Manaus – AM – Brasil. A Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrante é uma instituição em funcionamento desde 2013, que recebe crianças de 06 meses a 3 anos de idade. As atividades da instituição, são voltadas para o seu desenvolvimento e ações pedagógicas com habilidades motoras. Os pais têm baixa escolaridade, vivem em sua maioria em união estável, com renda de um salário mínimo e atividades remuneratórias no mercado informal. O estudo foi do tipo exploratório e enfoque misto feito com seis imigrantes haitianos e venezuelanos com filhos matriculados na Casa de Apoio em 2018, três funcionárias e uma voluntária da instituição. Os dados foram coletados através de entrevistas, questionários, observação e diário de campo. A pesquisa foi realizada pela manhã e pela tarde. A técnica da observação possibilitou a análise do comportamento dos pais em suas atividades diárias, como a participação deles nas iniciativas e ações ofertadas pela casa de Apoio em parceria com a Igreja Católica de São Geraldo e a Pastoral do Migrante. Todos os entrevistados falam português, no entanto, somente quatro fizeram o curso da língua portuguesa e os outros dois aprenderam interagindo com os nativos. Os resultados mostraram que a instituição não desenvolve atividades que envolvam gestão de documentos, serviços na área de recursos humanos; iniciativas para aprendizagem da língua portuguesa; não faz intermediação entre os filhos e o sistema escolar; também não desenvolve atividades especificas para aculturação, pois, esse fenômeno ocorre naturalmente. Em conclusão, as iniciativas e ações da Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrante contribui na formação humana, social e educacitonal dos imigrantes num marco de respeito a autonomia das famílias e a proteção das crianças.

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