Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROTEIRO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110118
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1777
    "inscrito_id" => 2779
    "titulo" => "ROTEIRO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O professor é o mediador entre o estudante – leitor em formação – e o texto literário. Assim, ao docente cabe a responsabilidade de contribuir no despertar do gosto da leitura desse jovem leitor e pode fazer isso por meio de estratégias de leitura que possam envolver os alunos na prática de leitura de literatura, contribuindo com o desenvolvimento criativo, cultural e intelectual deles. Como forma de auxiliar o professor no planejamento de suas aulas, apresento a criação de um roteiro de leitura a partir do conto O menino que escrevia versos, do autor Mia Couto. A criação do roteiro segue os estudos feitos por Saraiva, Mügge e colaboradores (2006) e Saraiva, Mügge e Cunha (2013), bem como a abordagem sobre recepção do texto literário segundo Jauss (2002). As atividades desse roteiro foram aplicadas em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, cuja análise dos resultados mostram que atividades diferenciadas despertam o interesse dos discentes, proporcionando-lhes interação com o texto literário e auxiliando-os no processo de formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2779_TB1777_30092024210017.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS VINICIUS BARALDI"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciusbaraldi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110118
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1777
    "inscrito_id" => 2779
    "titulo" => "ROTEIRO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O professor é o mediador entre o estudante – leitor em formação – e o texto literário. Assim, ao docente cabe a responsabilidade de contribuir no despertar do gosto da leitura desse jovem leitor e pode fazer isso por meio de estratégias de leitura que possam envolver os alunos na prática de leitura de literatura, contribuindo com o desenvolvimento criativo, cultural e intelectual deles. Como forma de auxiliar o professor no planejamento de suas aulas, apresento a criação de um roteiro de leitura a partir do conto O menino que escrevia versos, do autor Mia Couto. A criação do roteiro segue os estudos feitos por Saraiva, Mügge e colaboradores (2006) e Saraiva, Mügge e Cunha (2013), bem como a abordagem sobre recepção do texto literário segundo Jauss (2002). As atividades desse roteiro foram aplicadas em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, cuja análise dos resultados mostram que atividades diferenciadas despertam o interesse dos discentes, proporcionando-lhes interação com o texto literário e auxiliando-os no processo de formação do leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2779_TB1777_30092024210017.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS VINICIUS BARALDI"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciusbaraldi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O professor é o mediador entre o estudante – leitor em formação – e o texto literário. Assim, ao docente cabe a responsabilidade de contribuir no despertar do gosto da leitura desse jovem leitor e pode fazer isso por meio de estratégias de leitura que possam envolver os alunos na prática de leitura de literatura, contribuindo com o desenvolvimento criativo, cultural e intelectual deles. Como forma de auxiliar o professor no planejamento de suas aulas, apresento a criação de um roteiro de leitura a partir do conto O menino que escrevia versos, do autor Mia Couto. A criação do roteiro segue os estudos feitos por Saraiva, Mügge e colaboradores (2006) e Saraiva, Mügge e Cunha (2013), bem como a abordagem sobre recepção do texto literário segundo Jauss (2002). As atividades desse roteiro foram aplicadas em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, cuja análise dos resultados mostram que atividades diferenciadas despertam o interesse dos discentes, proporcionando-lhes interação com o texto literário e auxiliando-os no processo de formação do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.