Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110073
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 1369
    "titulo" => "DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ"
    "resumo" => "Relato de uma experiência de oficina de xadrez ministrada na semana da educação inclusiva no ano de 2022. A elaboração da oficina ocorreu na sequência de atendimentos ao aluno com autismo que é público-alvo do Atendimento Educacional Especializado AEE. Justifica-se a escolha da prática em diminuir barreiras encontradas pelo aluno com autismo de nível de suporte 1 no ambiente escolar, criando caminhos a partir de suas habilidades e potencialidades para contínua permanecia do educando dentro do espaço educacional que é a escola. O aluno tinha dificuldades de frequentar a sala de aula com fragilidades em barulho e interação social. Objetiva-se nesta oficina de xadrez promover ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento de suas potencialidades no ambiente escolar, favorecendo o protagonismo do aluno e a interação com seus pares e a permanência do estudante na frequência escolar nos atendimentos e nas aulas da sala comum. A metodologia abordada foi a aplicação do Plano de AEE, em 8 atendimentos de 50 minutos. De acordo com contribuições dos autores Mantoan e Lanuti, do livro: a escola que queremos para todos. A oficina de xadrez veio a desenvolver as funções executivas do aluno, contribuindo para elaboração e organização de estratégias; a sustentação da atenção; a flexibilidade e a plasticidade comportamental; a mudança estratégica e a programação do que iria ocorrer (Fonseca, 2014). A interação do aluno com os participantes foi muito relevante nesta experiência, já que o aluno não conseguia conversar com os colegas. O aluno com a função de instruir e ensinar o método do jogo xadrez conseguiu interagir e conversar com os participantes da oficina. Considera-se que a atuação do professor para este aluno oportunizou ao aluno e a escola a vivenciar a escola para todos, em que tanto o aluno com deficiência aprende, como também ensina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1708_27102024235919.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110073
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1708
    "inscrito_id" => 1369
    "titulo" => "DERRUBANDO BARREIRAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA :PROTAGONISMO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APLICAÇÃO DE OFICINA DE XADREZ"
    "resumo" => "Relato de uma experiência de oficina de xadrez ministrada na semana da educação inclusiva no ano de 2022. A elaboração da oficina ocorreu na sequência de atendimentos ao aluno com autismo que é público-alvo do Atendimento Educacional Especializado AEE. Justifica-se a escolha da prática em diminuir barreiras encontradas pelo aluno com autismo de nível de suporte 1 no ambiente escolar, criando caminhos a partir de suas habilidades e potencialidades para contínua permanecia do educando dentro do espaço educacional que é a escola. O aluno tinha dificuldades de frequentar a sala de aula com fragilidades em barulho e interação social. Objetiva-se nesta oficina de xadrez promover ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento de suas potencialidades no ambiente escolar, favorecendo o protagonismo do aluno e a interação com seus pares e a permanência do estudante na frequência escolar nos atendimentos e nas aulas da sala comum. A metodologia abordada foi a aplicação do Plano de AEE, em 8 atendimentos de 50 minutos. De acordo com contribuições dos autores Mantoan e Lanuti, do livro: a escola que queremos para todos. A oficina de xadrez veio a desenvolver as funções executivas do aluno, contribuindo para elaboração e organização de estratégias; a sustentação da atenção; a flexibilidade e a plasticidade comportamental; a mudança estratégica e a programação do que iria ocorrer (Fonseca, 2014). A interação do aluno com os participantes foi muito relevante nesta experiência, já que o aluno não conseguia conversar com os colegas. O aluno com a função de instruir e ensinar o método do jogo xadrez conseguiu interagir e conversar com os participantes da oficina. Considera-se que a atuação do professor para este aluno oportunizou ao aluno e a escola a vivenciar a escola para todos, em que tanto o aluno com deficiência aprende, como também ensina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1369_TB1708_27102024235919.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Relato de uma experiência de oficina de xadrez ministrada na semana da educação inclusiva no ano de 2022. A elaboração da oficina ocorreu na sequência de atendimentos ao aluno com autismo que é público-alvo do Atendimento Educacional Especializado AEE. Justifica-se a escolha da prática em diminuir barreiras encontradas pelo aluno com autismo de nível de suporte 1 no ambiente escolar, criando caminhos a partir de suas habilidades e potencialidades para contínua permanecia do educando dentro do espaço educacional que é a escola. O aluno tinha dificuldades de frequentar a sala de aula com fragilidades em barulho e interação social. Objetiva-se nesta oficina de xadrez promover ao aluno com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento de suas potencialidades no ambiente escolar, favorecendo o protagonismo do aluno e a interação com seus pares e a permanência do estudante na frequência escolar nos atendimentos e nas aulas da sala comum. A metodologia abordada foi a aplicação do Plano de AEE, em 8 atendimentos de 50 minutos. De acordo com contribuições dos autores Mantoan e Lanuti, do livro: a escola que queremos para todos. A oficina de xadrez veio a desenvolver as funções executivas do aluno, contribuindo para elaboração e organização de estratégias; a sustentação da atenção; a flexibilidade e a plasticidade comportamental; a mudança estratégica e a programação do que iria ocorrer (Fonseca, 2014). A interação do aluno com os participantes foi muito relevante nesta experiência, já que o aluno não conseguia conversar com os colegas. O aluno com a função de instruir e ensinar o método do jogo xadrez conseguiu interagir e conversar com os participantes da oficina. Considera-se que a atuação do professor para este aluno oportunizou ao aluno e a escola a vivenciar a escola para todos, em que tanto o aluno com deficiência aprende, como também ensina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.