Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110036
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 825
    "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa maior realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no curso de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa que discute o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece as Diretrizes, Estratégias e Metas para a Educação Nacional pelo período de 10 anos, na Região Metropolitana de Campinas - RMC/SP, com foco nas metas relacionadas à Educação Básica e o ensino profissionalizante. Este estudo traz um levantamento bibliográfico, documental e histórico sobre o Plano Nacional de Educação, bem como uma análise preliminar sobre o cumprimento das metas para a Educação Básica em cinco cidades da Região Metropolitana, escolhidas em virtude de sua localização limítrofe em relação ao município de Campinas/SP. Esta, constitui-se como temática de extrema relevância na atualidade, tendo em vista a iminência da elaboração de um novo PNE (2025-2035), bem como as discussões a nível mundial empreendidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade, que integram a Agenda 2030 da Organização. Os dados analisados indicam a importância do PNE para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo em virtude de o mesmo integrar uma política de estado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (nº 9394/1996), e também aponta o impacto sofrido no cumprimento das metas estabelecidas tendo em vista a Emenda Constitucional 95 que estabeleceu o teto de"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID825_TB1648_20102024205607.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZA AMARAL LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "RIZA LEMOS"
    "autor_email" => "riza.lemos@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110036
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1648
    "inscrito_id" => 825
    "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa maior realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no curso de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa que discute o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece as Diretrizes, Estratégias e Metas para a Educação Nacional pelo período de 10 anos, na Região Metropolitana de Campinas - RMC/SP, com foco nas metas relacionadas à Educação Básica e o ensino profissionalizante. Este estudo traz um levantamento bibliográfico, documental e histórico sobre o Plano Nacional de Educação, bem como uma análise preliminar sobre o cumprimento das metas para a Educação Básica em cinco cidades da Região Metropolitana, escolhidas em virtude de sua localização limítrofe em relação ao município de Campinas/SP. Esta, constitui-se como temática de extrema relevância na atualidade, tendo em vista a iminência da elaboração de um novo PNE (2025-2035), bem como as discussões a nível mundial empreendidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade, que integram a Agenda 2030 da Organização. Os dados analisados indicam a importância do PNE para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo em virtude de o mesmo integrar uma política de estado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (nº 9394/1996), e também aponta o impacto sofrido no cumprimento das metas estabelecidas tendo em vista a Emenda Constitucional 95 que estabeleceu o teto de"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID825_TB1648_20102024205607.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIZA AMARAL LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "RIZA LEMOS"
    "autor_email" => "riza.lemos@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa maior realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no curso de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa que discute o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece as Diretrizes, Estratégias e Metas para a Educação Nacional pelo período de 10 anos, na Região Metropolitana de Campinas - RMC/SP, com foco nas metas relacionadas à Educação Básica e o ensino profissionalizante. Este estudo traz um levantamento bibliográfico, documental e histórico sobre o Plano Nacional de Educação, bem como uma análise preliminar sobre o cumprimento das metas para a Educação Básica em cinco cidades da Região Metropolitana, escolhidas em virtude de sua localização limítrofe em relação ao município de Campinas/SP. Esta, constitui-se como temática de extrema relevância na atualidade, tendo em vista a iminência da elaboração de um novo PNE (2025-2035), bem como as discussões a nível mundial empreendidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade, que integram a Agenda 2030 da Organização. Os dados analisados indicam a importância do PNE para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo em virtude de o mesmo integrar uma política de estado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (nº 9394/1996), e também aponta o impacto sofrido no cumprimento das metas estabelecidas tendo em vista a Emenda Constitucional 95 que estabeleceu o teto de

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.