Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110753
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2637
    "inscrito_id" => 11167
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11167_TB2637_08042024132842.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110753
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2637
    "inscrito_id" => 11167
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UM CURTA METRAGEM E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11167_TB2637_08042024132842.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO TARGINO BARAUNA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.barauna@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.