Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A INTERFACE COM OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110004
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1595
    "inscrito_id" => 7655
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A INTERFACE COM OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA BNCC"
    "resumo" => "O estudo, aborda aformação continuada de professores do Ensino Médio, com objetivo de analisar como vem se desenvolvendo a formação de professores da instituição de Centro de Ensino Médio Francisco Alves II no período de 2023. A problemática se evidencia pelas mudanças ocorridas no contexto educacional, com as alterações que concerne ao Ensino Médio. A temática “Formação de professores do Ensino Médio e a interface com os pressupostos metodológicos da BNCC no Centro de Ensino Médio Francisco Alves II – Davinópolis” faz parte do projeto de extensão financiado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL no exercício de 2023. Com a formação continuada de professores espera-se uma qualificação da prática pedagógica e a adequação do currículo escolar, em uma perspectiva de reconstrução do conhecimento de antigas concepções, principalmente no que dizem respeito às competências e as habilidades curriculares postas na BNCC. A abordagem do projeto é de cunho descritivo e analítico que assim permitiu conhecer os desafios que os professores enfrentam com as mudanças ocorridas no novo Ensino Médio. O estudo é uma ação extensionista que buscou contribuir com a qualidade de ensino e da efetivação do papel da Universidade junto à comunidade escolar. Para o embasamento teórico contou-se com as contribuições de Nóvoa (1995), Pimenta (1999), Tardif (2002), Freire (1996) e Pereira (2011). Portanto, ao decorrer da pesquisa extensionista notou-se que a implementação da proposta do novo Ensino Médio ainda se encontra em fase de construção e adaptação dentro da sala de aula. Desta forma, buscamos então compreender a realidade dos docentes a partir de rodas de conversas e reuniões com a gestão escolar sobre a realidade do chão da escola. Assim, fomos também ao encontro dos discentes afim de contribuir com sua formação e orientação para melhorar a compreensão da dinâmica do novo ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7655_TB1595_17102024221553.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaralopescruz2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110004
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1595
    "inscrito_id" => 7655
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E A INTERFACE COM OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA BNCC"
    "resumo" => "O estudo, aborda aformação continuada de professores do Ensino Médio, com objetivo de analisar como vem se desenvolvendo a formação de professores da instituição de Centro de Ensino Médio Francisco Alves II no período de 2023. A problemática se evidencia pelas mudanças ocorridas no contexto educacional, com as alterações que concerne ao Ensino Médio. A temática “Formação de professores do Ensino Médio e a interface com os pressupostos metodológicos da BNCC no Centro de Ensino Médio Francisco Alves II – Davinópolis” faz parte do projeto de extensão financiado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL no exercício de 2023. Com a formação continuada de professores espera-se uma qualificação da prática pedagógica e a adequação do currículo escolar, em uma perspectiva de reconstrução do conhecimento de antigas concepções, principalmente no que dizem respeito às competências e as habilidades curriculares postas na BNCC. A abordagem do projeto é de cunho descritivo e analítico que assim permitiu conhecer os desafios que os professores enfrentam com as mudanças ocorridas no novo Ensino Médio. O estudo é uma ação extensionista que buscou contribuir com a qualidade de ensino e da efetivação do papel da Universidade junto à comunidade escolar. Para o embasamento teórico contou-se com as contribuições de Nóvoa (1995), Pimenta (1999), Tardif (2002), Freire (1996) e Pereira (2011). Portanto, ao decorrer da pesquisa extensionista notou-se que a implementação da proposta do novo Ensino Médio ainda se encontra em fase de construção e adaptação dentro da sala de aula. Desta forma, buscamos então compreender a realidade dos docentes a partir de rodas de conversas e reuniões com a gestão escolar sobre a realidade do chão da escola. Assim, fomos também ao encontro dos discentes afim de contribuir com sua formação e orientação para melhorar a compreensão da dinâmica do novo ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7655_TB1595_17102024221553.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "jussaralopescruz2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo, aborda aformação continuada de professores do Ensino Médio, com objetivo de analisar como vem se desenvolvendo a formação de professores da instituição de Centro de Ensino Médio Francisco Alves II no período de 2023. A problemática se evidencia pelas mudanças ocorridas no contexto educacional, com as alterações que concerne ao Ensino Médio. A temática “Formação de professores do Ensino Médio e a interface com os pressupostos metodológicos da BNCC no Centro de Ensino Médio Francisco Alves II – Davinópolis” faz parte do projeto de extensão financiado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL no exercício de 2023. Com a formação continuada de professores espera-se uma qualificação da prática pedagógica e a adequação do currículo escolar, em uma perspectiva de reconstrução do conhecimento de antigas concepções, principalmente no que dizem respeito às competências e as habilidades curriculares postas na BNCC. A abordagem do projeto é de cunho descritivo e analítico que assim permitiu conhecer os desafios que os professores enfrentam com as mudanças ocorridas no novo Ensino Médio. O estudo é uma ação extensionista que buscou contribuir com a qualidade de ensino e da efetivação do papel da Universidade junto à comunidade escolar. Para o embasamento teórico contou-se com as contribuições de Nóvoa (1995), Pimenta (1999), Tardif (2002), Freire (1996) e Pereira (2011). Portanto, ao decorrer da pesquisa extensionista notou-se que a implementação da proposta do novo Ensino Médio ainda se encontra em fase de construção e adaptação dentro da sala de aula. Desta forma, buscamos então compreender a realidade dos docentes a partir de rodas de conversas e reuniões com a gestão escolar sobre a realidade do chão da escola. Assim, fomos também ao encontro dos discentes afim de contribuir com sua formação e orientação para melhorar a compreensão da dinâmica do novo ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.