O estudo, aborda aformação continuada de professores do Ensino Médio, com objetivo de analisar como vem se desenvolvendo a formação de professores da instituição de Centro de Ensino Médio Francisco Alves II no período de 2023. A problemática se evidencia pelas mudanças ocorridas no contexto educacional, com as alterações que concerne ao Ensino Médio. A temática “Formação de professores do Ensino Médio e a interface com os pressupostos metodológicos da BNCC no Centro de Ensino Médio Francisco Alves II – Davinópolis” faz parte do projeto de extensão financiado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL no exercício de 2023. Com a formação continuada de professores espera-se uma qualificação da prática pedagógica e a adequação do currículo escolar, em uma perspectiva de reconstrução do conhecimento de antigas concepções, principalmente no que dizem respeito às competências e as habilidades curriculares postas na BNCC. A abordagem do projeto é de cunho descritivo e analítico que assim permitiu conhecer os desafios que os professores enfrentam com as mudanças ocorridas no novo Ensino Médio. O estudo é uma ação extensionista que buscou contribuir com a qualidade de ensino e da efetivação do papel da Universidade junto à comunidade escolar. Para o embasamento teórico contou-se com as contribuições de Nóvoa (1995), Pimenta (1999), Tardif (2002), Freire (1996) e Pereira (2011). Portanto, ao decorrer da pesquisa extensionista notou-se que a implementação da proposta do novo Ensino Médio ainda se encontra em fase de construção e adaptação dentro da sala de aula. Desta forma, buscamos então compreender a realidade dos docentes a partir de rodas de conversas e reuniões com a gestão escolar sobre a realidade do chão da escola. Assim, fomos também ao encontro dos discentes afim de contribuir com sua formação e orientação para melhorar a compreensão da dinâmica do novo ensino médio.