Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1532
    "inscrito_id" => 7736
    "titulo" => "NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O projeto de pesquisa sobre as narrativas e as escrevivências oriundas dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que participaram do projeto de ensino "Cicuta: Clube de Filosofia" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Campus Mossoró. O projeto surgiu da necessidade de realizar um levantamento sobre para divulgar a experiência prática da compreensão de que a filosofia transcende as paredes da sala de aula e deve se integrar à vida da cidade a partir das narrativas dos estudantes. Inicialmente, focado nos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Mecânica e professores de filosofia do IFRN Campus Mossoró, o clube evoluiu para envolver um público diversificado, incluindo professores de outras disciplinas e as diversas modalidades de ensino que contém uma disciplina de cunho filosófico saindo da sala de aula para a produção de intervenções continuadas e de cunho interdisciplinar. Este projeto busca apresentar as intervenções desenvolvidas no projeto de ensino do clube de filosofia: a aprendizagem filosófica construída através de atividades de ensino, indo além dos limites disciplinares da sala de aula restrita e focado no desenvolvimento de ações sequenciais de interdisciplinares e transdisciplinares mas com o cunho filosófico. Sua abordagem única se baseia na necessidades e inquietações filosóficas dos participantes, incorporando temas sugeridos pelos educandos e educadores. Com atividades como o "Cinephilos" (clube de filmes filosóficos) e grupos de leitura. Assim, o projeto apresenta o cicuta – clube de filosofia que promove o aprendizado de maneira lúdica e constante, adaptando-se às demandas e circunstâncias específicas, enriquecendo a vida filosófica tanto no IFRN quanto na cidade de Mossoró."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID7736_TB1532_31072024220453.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Luke"
    "autor_email" => "lucassantosep3@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1532
    "inscrito_id" => 7736
    "titulo" => "NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O projeto de pesquisa sobre as narrativas e as escrevivências oriundas dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que participaram do projeto de ensino "Cicuta: Clube de Filosofia" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Campus Mossoró. O projeto surgiu da necessidade de realizar um levantamento sobre para divulgar a experiência prática da compreensão de que a filosofia transcende as paredes da sala de aula e deve se integrar à vida da cidade a partir das narrativas dos estudantes. Inicialmente, focado nos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Mecânica e professores de filosofia do IFRN Campus Mossoró, o clube evoluiu para envolver um público diversificado, incluindo professores de outras disciplinas e as diversas modalidades de ensino que contém uma disciplina de cunho filosófico saindo da sala de aula para a produção de intervenções continuadas e de cunho interdisciplinar. Este projeto busca apresentar as intervenções desenvolvidas no projeto de ensino do clube de filosofia: a aprendizagem filosófica construída através de atividades de ensino, indo além dos limites disciplinares da sala de aula restrita e focado no desenvolvimento de ações sequenciais de interdisciplinares e transdisciplinares mas com o cunho filosófico. Sua abordagem única se baseia na necessidades e inquietações filosóficas dos participantes, incorporando temas sugeridos pelos educandos e educadores. Com atividades como o "Cinephilos" (clube de filmes filosóficos) e grupos de leitura. Assim, o projeto apresenta o cicuta – clube de filosofia que promove o aprendizado de maneira lúdica e constante, adaptando-se às demandas e circunstâncias específicas, enriquecendo a vida filosófica tanto no IFRN quanto na cidade de Mossoró."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID7736_TB1532_31072024220453.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Luke"
    "autor_email" => "lucassantosep3@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto de pesquisa sobre as narrativas e as escrevivências oriundas dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que participaram do projeto de ensino "Cicuta: Clube de Filosofia" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Campus Mossoró. O projeto surgiu da necessidade de realizar um levantamento sobre para divulgar a experiência prática da compreensão de que a filosofia transcende as paredes da sala de aula e deve se integrar à vida da cidade a partir das narrativas dos estudantes. Inicialmente, focado nos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Mecânica e professores de filosofia do IFRN Campus Mossoró, o clube evoluiu para envolver um público diversificado, incluindo professores de outras disciplinas e as diversas modalidades de ensino que contém uma disciplina de cunho filosófico saindo da sala de aula para a produção de intervenções continuadas e de cunho interdisciplinar. Este projeto busca apresentar as intervenções desenvolvidas no projeto de ensino do clube de filosofia: a aprendizagem filosófica construída através de atividades de ensino, indo além dos limites disciplinares da sala de aula restrita e focado no desenvolvimento de ações sequenciais de interdisciplinares e transdisciplinares mas com o cunho filosófico. Sua abordagem única se baseia na necessidades e inquietações filosóficas dos participantes, incorporando temas sugeridos pelos educandos e educadores. Com atividades como o "Cinephilos" (clube de filmes filosóficos) e grupos de leitura. Assim, o projeto apresenta o cicuta – clube de filosofia que promove o aprendizado de maneira lúdica e constante, adaptando-se às demandas e circunstâncias específicas, enriquecendo a vida filosófica tanto no IFRN quanto na cidade de Mossoró.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.