Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109871
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1409
    "inscrito_id" => 7464
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de um projeto de ensino realizado em parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) O projeto intitulado “Meio Ambiente e Saúde na Escola” foi desenvolvido em 2022 por acadêmicos dos cursos de licenciatura por meio de oficinas pedagógicas realizadas em escolas públicas municipais rurais com alunos do sexto ao nono ano. Os objetivos foram: propiciar aos acadêmicos a experiência de desenvolver oficinas pedagógicas na escola pública; oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental II atividades de formação em Cidadania Ambiental; desenvolver atividades colaborativas entre universidade e escola básica. Foram realizadas sete oficinas com periodicidade quinzenal e duração de três horas cada uma perfazendo um total de quarenta horas de atividades. Nesse processo buscou-se formar adolescentes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente por meio de atividades lúdicas com a utilização de diferentes linguagens: textuais, iconográficas e musicais. Os resultados evidenciaram que a oficina pedagógica consiste em importante estratégia para o desenvolvimento da abordagem em educação ambiental na escola uma vez que incentiva a construção do conhecimento de forma participativa e lúdica a partir de situações do cotidiano que afetam o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7464_TB1409_26102024130806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIA MOREIRA REZENDE ISOBE"
    "autor_nome_curto" => "ROGERIA"
    "autor_email" => "rogeriaisobe@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109871
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1409
    "inscrito_id" => 7464
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de um projeto de ensino realizado em parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) O projeto intitulado “Meio Ambiente e Saúde na Escola” foi desenvolvido em 2022 por acadêmicos dos cursos de licenciatura por meio de oficinas pedagógicas realizadas em escolas públicas municipais rurais com alunos do sexto ao nono ano. Os objetivos foram: propiciar aos acadêmicos a experiência de desenvolver oficinas pedagógicas na escola pública; oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental II atividades de formação em Cidadania Ambiental; desenvolver atividades colaborativas entre universidade e escola básica. Foram realizadas sete oficinas com periodicidade quinzenal e duração de três horas cada uma perfazendo um total de quarenta horas de atividades. Nesse processo buscou-se formar adolescentes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente por meio de atividades lúdicas com a utilização de diferentes linguagens: textuais, iconográficas e musicais. Os resultados evidenciaram que a oficina pedagógica consiste em importante estratégia para o desenvolvimento da abordagem em educação ambiental na escola uma vez que incentiva a construção do conhecimento de forma participativa e lúdica a partir de situações do cotidiano que afetam o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7464_TB1409_26102024130806.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROGERIA MOREIRA REZENDE ISOBE"
    "autor_nome_curto" => "ROGERIA"
    "autor_email" => "rogeriaisobe@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de um projeto de ensino realizado em parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) O projeto intitulado “Meio Ambiente e Saúde na Escola” foi desenvolvido em 2022 por acadêmicos dos cursos de licenciatura por meio de oficinas pedagógicas realizadas em escolas públicas municipais rurais com alunos do sexto ao nono ano. Os objetivos foram: propiciar aos acadêmicos a experiência de desenvolver oficinas pedagógicas na escola pública; oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental II atividades de formação em Cidadania Ambiental; desenvolver atividades colaborativas entre universidade e escola básica. Foram realizadas sete oficinas com periodicidade quinzenal e duração de três horas cada uma perfazendo um total de quarenta horas de atividades. Nesse processo buscou-se formar adolescentes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente por meio de atividades lúdicas com a utilização de diferentes linguagens: textuais, iconográficas e musicais. Os resultados evidenciaram que a oficina pedagógica consiste em importante estratégia para o desenvolvimento da abordagem em educação ambiental na escola uma vez que incentiva a construção do conhecimento de forma participativa e lúdica a partir de situações do cotidiano que afetam o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.