Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

" IMPACTOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA": UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113229
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6233
    "inscrito_id" => 14420
    "titulo" => "" IMPACTOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA": UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta minha experiência como estudante bolsista no programa de Residência Pedagógica, destacando como essa iniciativa contribuiu para minha permanência e desenvolvimento acadêmico na faculdade. A Residência Pedagógica, como uma política de formação de professores, tem sido amplamente reconhecida por seu papel crucial na preparação de futuros docentes, oferecendo oportunidades práticas e reflexivas no contexto educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos alcançados ao longo de minha participação no programa. Enfatizo como as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica influenciaram de maneira significativa minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula em situações reais de ensino, refletir sobre minhas práticas pedagógicas e desenvolver habilidades essenciais para minha futura carreira como educadora. Além disso, a Residência Pedagógica proporcionou um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde pude interagir com outros residentes, professores mentores e alunos, enriquecendo ainda mais minha formação. Essa interação não apenas fortaleceu meu conhecimento teórico e prático, mas também ampliou minha visão sobre a importância da educação e o papel do professor na sociedade. O trabalho também aborda como a Residência Pedagógica contribuiu para minha motivação e engajamento em minha trajetória acadêmica, fornecendo suporte financeiro e um sentido de propósito em minha formação docente. Em suma, a Residência Pedagógica se mostrou uma ferramenta eficaz para a formação de professores competentes e comprometidos, demonstrando seu impacto positivo tanto na formação acadêmica quanto no desenvolvimento profissional dos futuros educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID14420_TB6233_21062024154632.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA ROSA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "erosa2867@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113229
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6233
    "inscrito_id" => 14420
    "titulo" => "" IMPACTOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA": UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta minha experiência como estudante bolsista no programa de Residência Pedagógica, destacando como essa iniciativa contribuiu para minha permanência e desenvolvimento acadêmico na faculdade. A Residência Pedagógica, como uma política de formação de professores, tem sido amplamente reconhecida por seu papel crucial na preparação de futuros docentes, oferecendo oportunidades práticas e reflexivas no contexto educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos alcançados ao longo de minha participação no programa. Enfatizo como as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica influenciaram de maneira significativa minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula em situações reais de ensino, refletir sobre minhas práticas pedagógicas e desenvolver habilidades essenciais para minha futura carreira como educadora. Além disso, a Residência Pedagógica proporcionou um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde pude interagir com outros residentes, professores mentores e alunos, enriquecendo ainda mais minha formação. Essa interação não apenas fortaleceu meu conhecimento teórico e prático, mas também ampliou minha visão sobre a importância da educação e o papel do professor na sociedade. O trabalho também aborda como a Residência Pedagógica contribuiu para minha motivação e engajamento em minha trajetória acadêmica, fornecendo suporte financeiro e um sentido de propósito em minha formação docente. Em suma, a Residência Pedagógica se mostrou uma ferramenta eficaz para a formação de professores competentes e comprometidos, demonstrando seu impacto positivo tanto na formação acadêmica quanto no desenvolvimento profissional dos futuros educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID14420_TB6233_21062024154632.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA ROSA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "erosa2867@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta minha experiência como estudante bolsista no programa de Residência Pedagógica, destacando como essa iniciativa contribuiu para minha permanência e desenvolvimento acadêmico na faculdade. A Residência Pedagógica, como uma política de formação de professores, tem sido amplamente reconhecida por seu papel crucial na preparação de futuros docentes, oferecendo oportunidades práticas e reflexivas no contexto educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos alcançados ao longo de minha participação no programa. Enfatizo como as experiências vivenciadas na Residência Pedagógica influenciaram de maneira significativa minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula em situações reais de ensino, refletir sobre minhas práticas pedagógicas e desenvolver habilidades essenciais para minha futura carreira como educadora. Além disso, a Residência Pedagógica proporcionou um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde pude interagir com outros residentes, professores mentores e alunos, enriquecendo ainda mais minha formação. Essa interação não apenas fortaleceu meu conhecimento teórico e prático, mas também ampliou minha visão sobre a importância da educação e o papel do professor na sociedade. O trabalho também aborda como a Residência Pedagógica contribuiu para minha motivação e engajamento em minha trajetória acadêmica, fornecendo suporte financeiro e um sentido de propósito em minha formação docente. Em suma, a Residência Pedagógica se mostrou uma ferramenta eficaz para a formação de professores competentes e comprometidos, demonstrando seu impacto positivo tanto na formação acadêmica quanto no desenvolvimento profissional dos futuros educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.