Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109717
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 3859
    "titulo" => "ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI."
    "resumo" => "No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3859_TB1181_29022024205401.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Sâmia Vitória Barbosa Chaves"
    "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109717
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1181
    "inscrito_id" => 3859
    "titulo" => "ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O PAPEL DA MOTIVAÇÃO E DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES GUAJAJARAS, APRENDIZES DE INGLÊS, E PARA ACADÊMICOS DE LETRAS INGLÊS, APRENDIZES DE TUPI."
    "resumo" => "No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3859_TB1181_29022024205401.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "Sâmia Vitória Barbosa Chaves"
    "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No Brasil, muitos aprendizes escolhem o inglês como uma língua estrangeira. No entanto, acabam não utilizando esse idioma em seu repertório linguístico, o que se diferencia das línguas adicionais (LAD). O fator motivação para a aprendizagem de uma segunda língua pode também refletir-se no status dela para seus falantes, caracterizando-a como estrangeira ou adicional. Este estudo busca compreender e analisar o papel da motivação e das estratégias de aprendizagem de jovens e adultos, estudantes de inglês e tenetehar como línguas adicionais. O estudo segue uma abordagem qualitativa. Os participantes são um grupo de adolescentes e jovens estudantes do ensino médio, de uma escola indígena da Aldeia Juçara, em Amarante do Maranhão, e um grupo de jovens adultos, acadêmicos de Letras Inglês da UEMASUL. A construção dos dados de campo se dará durante o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “CONVERSATION CLUB PELOS CAMINHOS DO SERTÃO: intercâmbio linguístico e cultural entre aprendizes de tupi e de inglês como línguas adicionais”, uma interface do projeto de iniciação científica PIBIC/UEMASUL, intitulado ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: O Papel da Motivação e das Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Guajajaras, Aprendizes de Inglês, e para Acadêmicos de Letras Inglês, Aprendizes de Tupi/Tenetehar. O projeto de extensão está em desenvolvimento na modalidade híbrida. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada, na Teoria Sociocultural e nos princípios da Andragogia. A análise dos dados busca responder quais estratégias de aprendizagem jovens estudantes utilizam no processo de aquisição de uma LAD? Dentre outros resultados, espera-se que o estudo dê pistas sobre as implicações das estratégias de aprendizagem e do papel da motivação no processo de aquisição de uma LAD e, principalmente, propicie a inclusão de estudantes indígenas na universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.