Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMAS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109645
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "PROGRAMAS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO"
    "resumo" => "O programa de extensão tecnológica é realizado por instituições de ensino em parceria com empresas, sendo, muitas vezes, financiado por agências de fomento, tendo como objetivo criar um ambiente estimulador de processos de inovação. Nesse ensejo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da realização de projetos de extensão tecnológica para estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria. O trabalho foi realizado nos anos de 2021 e 2022, e contou com a execução de dois projetos por 20 estudantes dos períodos finais ou recém-formados atuantes nos projetos (10 em cada projeto). Os estudantes, sob a supervisão da professora orientadora realizaram diversas visitas às empresas do ramo de Agroindústria com o intuito de realizar minicursos direcionados às necessidades de cada empresa e propor a aplicação de um dispositivo de melhoria para as condições de processamento dos produtos. Segundo relato dos estudantes a experiência foi muito proveitosa, visto que permitiu vivenciar na prática os conteúdos obtidos em sala de aula, bem como proporcionou uma interação entre os estudantes, as empresas e os professores. Cinco estudantes continuaram nas empresas, contratados como estagiários. Outros dois estudantes gostaram das atividades realizadas e decidiram continuar os estudos se matriculando em curso superior na área. A integração entre o uso dos laboratórios e a criação de produtos e serviços realizado pelos estudantes dentro das empresas durante a execução do projeto melhorou as condições físicas e de trabalho das empresas. Para os estudantes, o projeto preparou eles para a vivência prática dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas, tornando-os aptos a serem absorvidos por diferentes setores econômicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7224_TB1074_27102024075943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS GOMES DE MOURA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUÍS"
    "autor_email" => "luisgomesmn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109645
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 7224
    "titulo" => "PROGRAMAS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE ENSINO"
    "resumo" => "O programa de extensão tecnológica é realizado por instituições de ensino em parceria com empresas, sendo, muitas vezes, financiado por agências de fomento, tendo como objetivo criar um ambiente estimulador de processos de inovação. Nesse ensejo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da realização de projetos de extensão tecnológica para estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria. O trabalho foi realizado nos anos de 2021 e 2022, e contou com a execução de dois projetos por 20 estudantes dos períodos finais ou recém-formados atuantes nos projetos (10 em cada projeto). Os estudantes, sob a supervisão da professora orientadora realizaram diversas visitas às empresas do ramo de Agroindústria com o intuito de realizar minicursos direcionados às necessidades de cada empresa e propor a aplicação de um dispositivo de melhoria para as condições de processamento dos produtos. Segundo relato dos estudantes a experiência foi muito proveitosa, visto que permitiu vivenciar na prática os conteúdos obtidos em sala de aula, bem como proporcionou uma interação entre os estudantes, as empresas e os professores. Cinco estudantes continuaram nas empresas, contratados como estagiários. Outros dois estudantes gostaram das atividades realizadas e decidiram continuar os estudos se matriculando em curso superior na área. A integração entre o uso dos laboratórios e a criação de produtos e serviços realizado pelos estudantes dentro das empresas durante a execução do projeto melhorou as condições físicas e de trabalho das empresas. Para os estudantes, o projeto preparou eles para a vivência prática dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas, tornando-os aptos a serem absorvidos por diferentes setores econômicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7224_TB1074_27102024075943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS GOMES DE MOURA NETO"
    "autor_nome_curto" => "LUÍS"
    "autor_email" => "luisgomesmn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O programa de extensão tecnológica é realizado por instituições de ensino em parceria com empresas, sendo, muitas vezes, financiado por agências de fomento, tendo como objetivo criar um ambiente estimulador de processos de inovação. Nesse ensejo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da realização de projetos de extensão tecnológica para estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agroindústria. O trabalho foi realizado nos anos de 2021 e 2022, e contou com a execução de dois projetos por 20 estudantes dos períodos finais ou recém-formados atuantes nos projetos (10 em cada projeto). Os estudantes, sob a supervisão da professora orientadora realizaram diversas visitas às empresas do ramo de Agroindústria com o intuito de realizar minicursos direcionados às necessidades de cada empresa e propor a aplicação de um dispositivo de melhoria para as condições de processamento dos produtos. Segundo relato dos estudantes a experiência foi muito proveitosa, visto que permitiu vivenciar na prática os conteúdos obtidos em sala de aula, bem como proporcionou uma interação entre os estudantes, as empresas e os professores. Cinco estudantes continuaram nas empresas, contratados como estagiários. Outros dois estudantes gostaram das atividades realizadas e decidiram continuar os estudos se matriculando em curso superior na área. A integração entre o uso dos laboratórios e a criação de produtos e serviços realizado pelos estudantes dentro das empresas durante a execução do projeto melhorou as condições físicas e de trabalho das empresas. Para os estudantes, o projeto preparou eles para a vivência prática dos conhecimentos obtidos nas aulas teóricas, tornando-os aptos a serem absorvidos por diferentes setores econômicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.