Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACOLHENDO AS DIFERENÇAS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Considerando o acolhimento das singularidades das crianças enquanto base na prática pedagógica inclusiva, esta pesquisa tem como objetivo identificar estratégias inclusivas utilizadas por docentes para o processo de ensino-aprendizagem de crianças. De abordagem qualitativa, a construção dos dados se deu a partir de observações de práticas pedagógicas, cotidianos escolares e vivências docentes realizadas (inicialmente) para um estudo monográfico, desenvolvido em 2023. Assim, o presente trabalho reúne e sistematiza análises sobre realidades de dez professoras de escolas públicas e privadas da rede de ensino de Fortaleza-Ce, no que se refere à inclusão escolar das crianças. A base teórica do estudo é compreendida pelas obras de autores como Costa (2023), Mantoan (2003, 2017, 2020), Freire (1983, 2014, 2019), Santana (2014, 2022), Lanutti (2017), Deleuze (2009, 2010), Eigenmann (2023), Munduruku (2023), Costa, Monteiro, Bezerra e Couto (2023), dentre outros. Os principais achados apontam que, enquanto algumas professoras tendem a utilizar estratégias de ensino excludentes, pautadas em métodos tradicionais e estratégias homogeneizadoras; outras buscam por propostas de mediação das aprendizagens considerando a diferença, as potencialidades de todos os estudantes - e não apenas as dificuldades. As professoras pesquisadas apontam para o uso de atividades e vivências que evidenciem o papel da criança enquanto protagonista dos seus processos de desenvolvimento, alinhadas à dialogicidade e à afetividade como principais estratégias; essas que atentam às características das crianças e também prezam pela diversidade de metodologias e recursos didáticos, relacionando conteúdos aos cotidianos da turma. Entende-se que o processo de inclusão na escola não ocorre apesar das diferenças, mas em razão delas, uma vez que a valorização das diferenças acessibiliza o acolhimento, o afeto, o protagonismo da criança no seu aprendizado, dentre outras potencialidades que corroboram para uma educação mais humanizada.

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