Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113640 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6802 "inscrito_id" => 17272 "titulo" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a construção de práticas interculturais e decoloniais na Educação Infantil, considerando os processos de valorização e identificação étnico-racial na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista que pretende planejar e implementar, juntamente com as crianças, contextos investigativos fundamentados em obras da literatura afro-brasileira. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e decoloniais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados, obtidos a partir do levantamento bibliográfico realizado até o momento, revela que instaurar a projeção de textos literários que enfoquem a literatura afro-brasileira na Educação Infantil oportuniza às crianças o acesso e a apreciação das múltiplas histórias, culturas e identidades que formam nossa sociedade, contribuindo assim para a inclusão, a valorização e a representatividade dos povos afrodescendentes. Nesse sentido, rompendo com o currículo monocultural e etnocêntrico, as práticas pedagógicas pautadas na literatura afro-brasileira exercem papel fundamental no processo de constituição, reconhecimento e valorização identitária dos meninos e meninas negros(as), desconstruindo imagens estereotipadas e inferiorizadas historicamente atribuídas a seus povos de origem. Observa-se, portanto, a essencialidade de pensar e instituir, com as crianças pequenas, ações pedagógicas interculturais e decoloniais calcadas na literatura afro-brasileira, tendo em vista desconstruir a lógica racial e colonial que determina as relações sociais, além de questionar as desigualdades impostas entre os grupos socioculturais ao longo da história.O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17272_TB6802_30092024201150.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BRESCIANI VALVERDE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.bresciani2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113640 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6802 "inscrito_id" => 17272 "titulo" => "LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a construção de práticas interculturais e decoloniais na Educação Infantil, considerando os processos de valorização e identificação étnico-racial na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista que pretende planejar e implementar, juntamente com as crianças, contextos investigativos fundamentados em obras da literatura afro-brasileira. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e decoloniais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados, obtidos a partir do levantamento bibliográfico realizado até o momento, revela que instaurar a projeção de textos literários que enfoquem a literatura afro-brasileira na Educação Infantil oportuniza às crianças o acesso e a apreciação das múltiplas histórias, culturas e identidades que formam nossa sociedade, contribuindo assim para a inclusão, a valorização e a representatividade dos povos afrodescendentes. Nesse sentido, rompendo com o currículo monocultural e etnocêntrico, as práticas pedagógicas pautadas na literatura afro-brasileira exercem papel fundamental no processo de constituição, reconhecimento e valorização identitária dos meninos e meninas negros(as), desconstruindo imagens estereotipadas e inferiorizadas historicamente atribuídas a seus povos de origem. Observa-se, portanto, a essencialidade de pensar e instituir, com as crianças pequenas, ações pedagógicas interculturais e decoloniais calcadas na literatura afro-brasileira, tendo em vista desconstruir a lógica racial e colonial que determina as relações sociais, além de questionar as desigualdades impostas entre os grupos socioculturais ao longo da história.O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17272_TB6802_30092024201150.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA BRESCIANI VALVERDE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.bresciani2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo compreender em que medida o trabalho com a literatura afro-brasileira pode contribuir para a construção de práticas interculturais e decoloniais na Educação Infantil, considerando os processos de valorização e identificação étnico-racial na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter intervencionista que pretende planejar e implementar, juntamente com as crianças, contextos investigativos fundamentados em obras da literatura afro-brasileira. No arcabouço teórico, a investigação dialoga com os estudos sociais da infância, a literatura, os estudos interculturais e decoloniais e a epistemologia freiriana. A análise dos dados, obtidos a partir do levantamento bibliográfico realizado até o momento, revela que instaurar a projeção de textos literários que enfoquem a literatura afro-brasileira na Educação Infantil oportuniza às crianças o acesso e a apreciação das múltiplas histórias, culturas e identidades que formam nossa sociedade, contribuindo assim para a inclusão, a valorização e a representatividade dos povos afrodescendentes. Nesse sentido, rompendo com o currículo monocultural e etnocêntrico, as práticas pedagógicas pautadas na literatura afro-brasileira exercem papel fundamental no processo de constituição, reconhecimento e valorização identitária dos meninos e meninas negros(as), desconstruindo imagens estereotipadas e inferiorizadas historicamente atribuídas a seus povos de origem. Observa-se, portanto, a essencialidade de pensar e instituir, com as crianças pequenas, ações pedagógicas interculturais e decoloniais calcadas na literatura afro-brasileira, tendo em vista desconstruir a lógica racial e colonial que determina as relações sociais, além de questionar as desigualdades impostas entre os grupos socioculturais ao longo da história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.