Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REALIDADE DE ESTUDANTES-TRABALHADORES/AS E OS DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109268
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 3829
    "titulo" => "A REALIDADE DE ESTUDANTES-TRABALHADORES/AS E OS DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O cotidiano das instituições de ensino superior públicas no Brasil, dentro do contexto de uma sociedade capitalista, permite observar e refletir sobre os dilemas e os conflitos dos/as acadêmicos/as em assegurar sua permanência nas universidades. Tal contexto, ao ser analisado na perspectiva da realidade de trabalhadores/as que também são estudantes nas universidades, evidencia algumas preocupações, entre elas, quanto às condições sob as quais estes/as exercem as atividades acadêmicas e o trabalho assalariado concomitantemente e se é possível conciliar tal relação de forma saudável, humanizada e autorrealizadora para o/a estudante-trabalhador/a, sem prejuízos aos seus objetivos educacionais. São situações que demandam análise a partir de uma lógica dialética de compreensão das categorias trabalho e educação, a fim de que possam ser apreendidas considerando a indissociabilidade da relação entre as duas e sua constituição na existência humana, composta por múltiplos e contraditórios elementos que resultam do ordenamento político, econômico, social e cultural do capitalismo. Sob tal perspectiva, este trabalho apresenta-se com o objetivo de dialogar sobre a correlação entre a realidade de trabalho dos/as estudantes universitários/as e suas condições (objetivas e subjetivas) para realização e conclusão do ensino superior. Tendo como base o conhecimento científico, o trabalho adota como método o materialismo histórico-dialético. De natureza qualitativa, utiliza-se de levantamento bibliográfico para coleta de dados e informações em livros e periódicos visando maior aprofundamento sobre o tema. Em suas considerações, elucida que, ao tratar sobre a realidade dos/as estudantes, identifica-se a existência de desafios inerentes à conjuntura da sociedade capitalista, desde as alterações nas formas de emprego e gestão da força de trabalho e dos processos produtivos, como as jornadas múltiplas que podem levar ao adoecimento e desgaste (físico e emocional) dos indivíduos, situação agudizada por relações de trabalho que degradam e desumanizam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3829_TB571_01102024172609.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIONEIA EDLYNG MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "DIONEIA"
    "autor_email" => "ddioneia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109268
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 3829
    "titulo" => "A REALIDADE DE ESTUDANTES-TRABALHADORES/AS E OS DESAFIOS PARA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O cotidiano das instituições de ensino superior públicas no Brasil, dentro do contexto de uma sociedade capitalista, permite observar e refletir sobre os dilemas e os conflitos dos/as acadêmicos/as em assegurar sua permanência nas universidades. Tal contexto, ao ser analisado na perspectiva da realidade de trabalhadores/as que também são estudantes nas universidades, evidencia algumas preocupações, entre elas, quanto às condições sob as quais estes/as exercem as atividades acadêmicas e o trabalho assalariado concomitantemente e se é possível conciliar tal relação de forma saudável, humanizada e autorrealizadora para o/a estudante-trabalhador/a, sem prejuízos aos seus objetivos educacionais. São situações que demandam análise a partir de uma lógica dialética de compreensão das categorias trabalho e educação, a fim de que possam ser apreendidas considerando a indissociabilidade da relação entre as duas e sua constituição na existência humana, composta por múltiplos e contraditórios elementos que resultam do ordenamento político, econômico, social e cultural do capitalismo. Sob tal perspectiva, este trabalho apresenta-se com o objetivo de dialogar sobre a correlação entre a realidade de trabalho dos/as estudantes universitários/as e suas condições (objetivas e subjetivas) para realização e conclusão do ensino superior. Tendo como base o conhecimento científico, o trabalho adota como método o materialismo histórico-dialético. De natureza qualitativa, utiliza-se de levantamento bibliográfico para coleta de dados e informações em livros e periódicos visando maior aprofundamento sobre o tema. Em suas considerações, elucida que, ao tratar sobre a realidade dos/as estudantes, identifica-se a existência de desafios inerentes à conjuntura da sociedade capitalista, desde as alterações nas formas de emprego e gestão da força de trabalho e dos processos produtivos, como as jornadas múltiplas que podem levar ao adoecimento e desgaste (físico e emocional) dos indivíduos, situação agudizada por relações de trabalho que degradam e desumanizam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3829_TB571_01102024172609.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIONEIA EDLYNG MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "DIONEIA"
    "autor_email" => "ddioneia@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O cotidiano das instituições de ensino superior públicas no Brasil, dentro do contexto de uma sociedade capitalista, permite observar e refletir sobre os dilemas e os conflitos dos/as acadêmicos/as em assegurar sua permanência nas universidades. Tal contexto, ao ser analisado na perspectiva da realidade de trabalhadores/as que também são estudantes nas universidades, evidencia algumas preocupações, entre elas, quanto às condições sob as quais estes/as exercem as atividades acadêmicas e o trabalho assalariado concomitantemente e se é possível conciliar tal relação de forma saudável, humanizada e autorrealizadora para o/a estudante-trabalhador/a, sem prejuízos aos seus objetivos educacionais. São situações que demandam análise a partir de uma lógica dialética de compreensão das categorias trabalho e educação, a fim de que possam ser apreendidas considerando a indissociabilidade da relação entre as duas e sua constituição na existência humana, composta por múltiplos e contraditórios elementos que resultam do ordenamento político, econômico, social e cultural do capitalismo. Sob tal perspectiva, este trabalho apresenta-se com o objetivo de dialogar sobre a correlação entre a realidade de trabalho dos/as estudantes universitários/as e suas condições (objetivas e subjetivas) para realização e conclusão do ensino superior. Tendo como base o conhecimento científico, o trabalho adota como método o materialismo histórico-dialético. De natureza qualitativa, utiliza-se de levantamento bibliográfico para coleta de dados e informações em livros e periódicos visando maior aprofundamento sobre o tema. Em suas considerações, elucida que, ao tratar sobre a realidade dos/as estudantes, identifica-se a existência de desafios inerentes à conjuntura da sociedade capitalista, desde as alterações nas formas de emprego e gestão da força de trabalho e dos processos produtivos, como as jornadas múltiplas que podem levar ao adoecimento e desgaste (físico e emocional) dos indivíduos, situação agudizada por relações de trabalho que degradam e desumanizam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.