Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR CRITICO ACERCA DA INTERLOCUÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Adorno e Max Horkheimer no seu trabalho sobre Teoria Tradicional e Teoria Crítica (1980) discute a importância do pensamento crítico para que não haja alienação em assuntos sociais de trabalhos na área de exatas, ao qual foca em fatos concretos. As considerações impostas são importantes para compreender a realidade econômica, política e social dos alunos e fundamental para o ensino eficaz de matemática na educação básica. Com esse intuito foi realizado uma pesquisa qualitativa na qual alunos do curso de graduação de matemática da universidade federal do Pará (UFPA), campus Salinópolis- Pará. Os participantes realizaram um city tour por vários bairros de Salinópolis com o objetivo de aplicar na pratica o pensamento critico do artigo de Adorno e Max Horkheimer. Tal iniciativa revelou disparidades significativas entre os bairros do município e suas respectivas condições sociais, fatores que podem influenciar a evasão escolar. Ao entender os princípios filosóficos subjacentes à educação e às ciências sociais, os professores de matemática conseguem contextualizar os conceitos matemáticos e mostrar sua relevância no mundo real. Isso auxilia os estudantes a perceberem a importância e aplicação da matemática em suas vidas diárias, além de desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise. O papel do professor de matemática é fundamental nesse processo, uma vez que é responsável por oferecer uma educação matemática de qualidade que não apenas ensine habilidades numéricas, mas também promova a compreensão do contexto social, político e econômico em que tais habilidades são utilizadas, promovendo uma ascensão social. Ao estabelecer conexões entre a matemática e a rotina dos alunos, os professores podem despertar um maior interesse e engajamento, capacitando os alunos a se tornarem pensadores críticos e cidadãos informados.

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