Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LINGUAGEM COMO MEDIADORA NO PROCESSO CONSTITUTIVO E DIALÓGICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109447
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 2801
    "titulo" => "A LINGUAGEM COMO MEDIADORA NO PROCESSO CONSTITUTIVO E DIALÓGICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Por meio deste trabalho temos o objetivo geral de evidenciar a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, uma vez que é um meio no qual o indivíduo se conecta e interage com o mundo e com as pessoas, com isso a linguagem é elemento fulcral para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a linguagem será analisada como uma prática social de acordo com a concepção de língua e linguagem de Bakhtin (2014) para observá-la a partir do dialogismo, visto que o processo dialógico faz parte do meio social, na medida em que os discursos são atravessados por outros. Com isso, o âmbito escolar, especificamente a Educação Básica, é um dos principais meios de interação das crianças e onde o processo dialógico se dá no processo ensino e aprendizagem, por isso pretende-se indicar que as práticas de ensino pautadas na oralidade e escrita se tornam indispensáveis e indissociáveis, na medida em que os alunos dialogam com os professores e outros alunos, por meio de textos orais ou escritos, seja de cunho verbal ou não verbal, participando ativamente das interações dialógicas. Tendo isso em evidência, a metodologia utilizada nesta pesquisa será de cunho bibliográfica qualitativa, fazendo um paralelo com visões de linguistas e pedagogos acerca do tema em questão, sendo eles: Benveniste (2008), Koch (1993), Bakhtin (2014), dentre outros. Através do seguinte trabalho, pretendemos identificar o atravessamento dos discursos teóricos nas práticas de ensino, refletindo sobre a linguagem como mediadora tanto do processo de ensino e aprendizagem, quanto do processo constitutivo e dialógico dos sujeitos, logo tornando-se uma prática fundamental a ser aplicada pelos professores na Educação Básica, que é o âmbito da seguinte pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2801_TB822_25102024102950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA CÂNDIDO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "Milena Borges"
    "autor_email" => "milenaaborges304@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109447
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 822
    "inscrito_id" => 2801
    "titulo" => "A LINGUAGEM COMO MEDIADORA NO PROCESSO CONSTITUTIVO E DIALÓGICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Por meio deste trabalho temos o objetivo geral de evidenciar a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, uma vez que é um meio no qual o indivíduo se conecta e interage com o mundo e com as pessoas, com isso a linguagem é elemento fulcral para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a linguagem será analisada como uma prática social de acordo com a concepção de língua e linguagem de Bakhtin (2014) para observá-la a partir do dialogismo, visto que o processo dialógico faz parte do meio social, na medida em que os discursos são atravessados por outros. Com isso, o âmbito escolar, especificamente a Educação Básica, é um dos principais meios de interação das crianças e onde o processo dialógico se dá no processo ensino e aprendizagem, por isso pretende-se indicar que as práticas de ensino pautadas na oralidade e escrita se tornam indispensáveis e indissociáveis, na medida em que os alunos dialogam com os professores e outros alunos, por meio de textos orais ou escritos, seja de cunho verbal ou não verbal, participando ativamente das interações dialógicas. Tendo isso em evidência, a metodologia utilizada nesta pesquisa será de cunho bibliográfica qualitativa, fazendo um paralelo com visões de linguistas e pedagogos acerca do tema em questão, sendo eles: Benveniste (2008), Koch (1993), Bakhtin (2014), dentre outros. Através do seguinte trabalho, pretendemos identificar o atravessamento dos discursos teóricos nas práticas de ensino, refletindo sobre a linguagem como mediadora tanto do processo de ensino e aprendizagem, quanto do processo constitutivo e dialógico dos sujeitos, logo tornando-se uma prática fundamental a ser aplicada pelos professores na Educação Básica, que é o âmbito da seguinte pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2801_TB822_25102024102950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA CÂNDIDO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "Milena Borges"
    "autor_email" => "milenaaborges304@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Por meio deste trabalho temos o objetivo geral de evidenciar a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica, uma vez que é um meio no qual o indivíduo se conecta e interage com o mundo e com as pessoas, com isso a linguagem é elemento fulcral para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, a linguagem será analisada como uma prática social de acordo com a concepção de língua e linguagem de Bakhtin (2014) para observá-la a partir do dialogismo, visto que o processo dialógico faz parte do meio social, na medida em que os discursos são atravessados por outros. Com isso, o âmbito escolar, especificamente a Educação Básica, é um dos principais meios de interação das crianças e onde o processo dialógico se dá no processo ensino e aprendizagem, por isso pretende-se indicar que as práticas de ensino pautadas na oralidade e escrita se tornam indispensáveis e indissociáveis, na medida em que os alunos dialogam com os professores e outros alunos, por meio de textos orais ou escritos, seja de cunho verbal ou não verbal, participando ativamente das interações dialógicas. Tendo isso em evidência, a metodologia utilizada nesta pesquisa será de cunho bibliográfica qualitativa, fazendo um paralelo com visões de linguistas e pedagogos acerca do tema em questão, sendo eles: Benveniste (2008), Koch (1993), Bakhtin (2014), dentre outros. Através do seguinte trabalho, pretendemos identificar o atravessamento dos discursos teóricos nas práticas de ensino, refletindo sobre a linguagem como mediadora tanto do processo de ensino e aprendizagem, quanto do processo constitutivo e dialógico dos sujeitos, logo tornando-se uma prática fundamental a ser aplicada pelos professores na Educação Básica, que é o âmbito da seguinte pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.