Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GARANTIAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109261
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 563
    "inscrito_id" => 6498
    "titulo" => "GARANTIAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS"
    "resumo" => "Com o aumento significativo do movimento migratório no Brasil, principalmente de pessoas provenientes de nações fronteiriças, a presença de imigrantes, e até mesmo de refugiados, no contexto amazônico tem se tornado cada vez mais presente. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a abordar os desafios e as perspectivas do acesso à educação para imigrantes e refugiados no estado do Amazonas, pois seu objetivo central foi analisar a legislação vigente e as políticas educacionais destinadas a garantir o acesso à educação para estudantes imigrantes e refugiados no Amazonas. Desse modo buscou-se identificar e problematizar os direitos desses alunos em relação à educação, bem como as medidas e políticas implementadas para atender as suas necessidades específicas. A natureza da pesquisa assumiu a abordagem qualitativa e os tipos de pesquisa foram: a bibliográfica e a documental. O método de análise dos documentos esteve fundamentado no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) e na análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados foram coletados em fontes oficiais e acadêmicas, incluindo sites institucionais, documentos oficiais e artigos científicos. Os resultados revelaram-apontaram desafios significativos, incluindo lacunas-ausências na legislação e na implementação de políticas educacionais adequadas, principalmente, com relação a execução dos direitos e garantias dos imigrantes e refugiados. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada dos aspectos legais, políticos e sociais relacionados ao acesso à educação para os imigrantes e os refugiados no Amazonas, bem como desvelou a importância da criação ambientes educacionais inclusivos e acolhedores, capazes de garantir oportunidades dignas e qualificadas de aprendizados para todas-todos, independentemente, de suas origens territoriais ou condições-motivações migratórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6498_TB563_28022024105736.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLE ANDRIN ALBUQUERQUE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE ANDRIN"
    "autor_email" => "naaa.ped20@uea.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109261
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 563
    "inscrito_id" => 6498
    "titulo" => "GARANTIAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS"
    "resumo" => "Com o aumento significativo do movimento migratório no Brasil, principalmente de pessoas provenientes de nações fronteiriças, a presença de imigrantes, e até mesmo de refugiados, no contexto amazônico tem se tornado cada vez mais presente. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a abordar os desafios e as perspectivas do acesso à educação para imigrantes e refugiados no estado do Amazonas, pois seu objetivo central foi analisar a legislação vigente e as políticas educacionais destinadas a garantir o acesso à educação para estudantes imigrantes e refugiados no Amazonas. Desse modo buscou-se identificar e problematizar os direitos desses alunos em relação à educação, bem como as medidas e políticas implementadas para atender as suas necessidades específicas. A natureza da pesquisa assumiu a abordagem qualitativa e os tipos de pesquisa foram: a bibliográfica e a documental. O método de análise dos documentos esteve fundamentado no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) e na análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados foram coletados em fontes oficiais e acadêmicas, incluindo sites institucionais, documentos oficiais e artigos científicos. Os resultados revelaram-apontaram desafios significativos, incluindo lacunas-ausências na legislação e na implementação de políticas educacionais adequadas, principalmente, com relação a execução dos direitos e garantias dos imigrantes e refugiados. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada dos aspectos legais, políticos e sociais relacionados ao acesso à educação para os imigrantes e os refugiados no Amazonas, bem como desvelou a importância da criação ambientes educacionais inclusivos e acolhedores, capazes de garantir oportunidades dignas e qualificadas de aprendizados para todas-todos, independentemente, de suas origens territoriais ou condições-motivações migratórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6498_TB563_28022024105736.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLE ANDRIN ALBUQUERQUE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "NICOLE ANDRIN"
    "autor_email" => "naaa.ped20@uea.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com o aumento significativo do movimento migratório no Brasil, principalmente de pessoas provenientes de nações fronteiriças, a presença de imigrantes, e até mesmo de refugiados, no contexto amazônico tem se tornado cada vez mais presente. Nesse sentido, esta pesquisa se propôs a abordar os desafios e as perspectivas do acesso à educação para imigrantes e refugiados no estado do Amazonas, pois seu objetivo central foi analisar a legislação vigente e as políticas educacionais destinadas a garantir o acesso à educação para estudantes imigrantes e refugiados no Amazonas. Desse modo buscou-se identificar e problematizar os direitos desses alunos em relação à educação, bem como as medidas e políticas implementadas para atender as suas necessidades específicas. A natureza da pesquisa assumiu a abordagem qualitativa e os tipos de pesquisa foram: a bibliográfica e a documental. O método de análise dos documentos esteve fundamentado no paradigma indiciário de Ginzburg (1989) e na análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados foram coletados em fontes oficiais e acadêmicas, incluindo sites institucionais, documentos oficiais e artigos científicos. Os resultados revelaram-apontaram desafios significativos, incluindo lacunas-ausências na legislação e na implementação de políticas educacionais adequadas, principalmente, com relação a execução dos direitos e garantias dos imigrantes e refugiados. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada dos aspectos legais, políticos e sociais relacionados ao acesso à educação para os imigrantes e os refugiados no Amazonas, bem como desvelou a importância da criação ambientes educacionais inclusivos e acolhedores, capazes de garantir oportunidades dignas e qualificadas de aprendizados para todas-todos, independentemente, de suas origens territoriais ou condições-motivações migratórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.