Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E CIBERESPAÇO: O DISCURSO SOBRE A INTRODUÇÃO DO GÊNERO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA, NA ÁREA DE QUÍMICA, EM VÍDEOS NO YOUTUBE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 6279
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CIBERESPAÇO: O DISCURSO SOBRE A INTRODUÇÃO DO GÊNERO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA, NA ÁREA DE QUÍMICA, EM VÍDEOS NO YOUTUBE"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva investigar o discurso sobre a introdução do gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, via Youtube, uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo. Para isso, tivemos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) que considera o estudo do gênero acadêmico na relação com elementos socioculturais. Assim, em uma pesquisa no ambiente digital, tivemos como objeto de análise os discursos sobre a introdução gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, que foram coletados no Youtube através da palavra- chave “Projeto de Pesquisa Química”. Os discursos foram selecionados levando-se em consideração o quanto eles revelam o funcionamento discursivo deste gênero e foram delimitados quantitativamente em um (1) vídeo de youtubers da área da educação. Após a seleção dos vídeos eles foram transcritos e dois (2) fragmentos de discurso foram selecionados para as análises, levando-se em consideração o significado acional (discurso como modo de ação), de Fairclough (2003), e as categorias analíticas textuais, gênero discursivo e interdiscurso, que somente foram definidas no batimento com os dados coletados. Tais análises nos ajudam a perceber como canais do Youtube se posicionam diante das múltiplas possibilidades compreensão sobre projetos de pesquisa e, consequentemente, refletir quais são os impactos disso para o ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos no ciberespaço. Além disso, a cultura disciplinar da área de Química é ressaltada tendo em vista que essa cultura implica em especificidades na construção do gênero projeto de pesquisa, tais como: linguagem objetiva, sem tantas avaliações qualitativas; utilização de referências de artigos atuais, não tanto de livros; estruturas genéricas que seguem os modelos gerais dos projetos de pesquisa; bem como a carência de vídeos e de publicações científicas na área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673b913b862b7_18112024161051.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => "2024-11-18 16:10:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAILSON SALAZAR ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "NAILSON"
    "autor_email" => "nailson.rocha@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109129
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 6279
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CIBERESPAÇO: O DISCURSO SOBRE A INTRODUÇÃO DO GÊNERO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA, NA ÁREA DE QUÍMICA, EM VÍDEOS NO YOUTUBE"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva investigar o discurso sobre a introdução do gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, via Youtube, uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo. Para isso, tivemos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) que considera o estudo do gênero acadêmico na relação com elementos socioculturais. Assim, em uma pesquisa no ambiente digital, tivemos como objeto de análise os discursos sobre a introdução gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, que foram coletados no Youtube através da palavra- chave “Projeto de Pesquisa Química”. Os discursos foram selecionados levando-se em consideração o quanto eles revelam o funcionamento discursivo deste gênero e foram delimitados quantitativamente em um (1) vídeo de youtubers da área da educação. Após a seleção dos vídeos eles foram transcritos e dois (2) fragmentos de discurso foram selecionados para as análises, levando-se em consideração o significado acional (discurso como modo de ação), de Fairclough (2003), e as categorias analíticas textuais, gênero discursivo e interdiscurso, que somente foram definidas no batimento com os dados coletados. Tais análises nos ajudam a perceber como canais do Youtube se posicionam diante das múltiplas possibilidades compreensão sobre projetos de pesquisa e, consequentemente, refletir quais são os impactos disso para o ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos no ciberespaço. Além disso, a cultura disciplinar da área de Química é ressaltada tendo em vista que essa cultura implica em especificidades na construção do gênero projeto de pesquisa, tais como: linguagem objetiva, sem tantas avaliações qualitativas; utilização de referências de artigos atuais, não tanto de livros; estruturas genéricas que seguem os modelos gerais dos projetos de pesquisa; bem como a carência de vídeos e de publicações científicas na área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673b913b862b7_18112024161051.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => "2024-11-18 16:10:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAILSON SALAZAR ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "NAILSON"
    "autor_email" => "nailson.rocha@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar o discurso sobre a introdução do gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, via Youtube, uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo. Para isso, tivemos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) que considera o estudo do gênero acadêmico na relação com elementos socioculturais. Assim, em uma pesquisa no ambiente digital, tivemos como objeto de análise os discursos sobre a introdução gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, que foram coletados no Youtube através da palavra- chave “Projeto de Pesquisa Química”. Os discursos foram selecionados levando-se em consideração o quanto eles revelam o funcionamento discursivo deste gênero e foram delimitados quantitativamente em um (1) vídeo de youtubers da área da educação. Após a seleção dos vídeos eles foram transcritos e dois (2) fragmentos de discurso foram selecionados para as análises, levando-se em consideração o significado acional (discurso como modo de ação), de Fairclough (2003), e as categorias analíticas textuais, gênero discursivo e interdiscurso, que somente foram definidas no batimento com os dados coletados. Tais análises nos ajudam a perceber como canais do Youtube se posicionam diante das múltiplas possibilidades compreensão sobre projetos de pesquisa e, consequentemente, refletir quais são os impactos disso para o ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos no ciberespaço. Além disso, a cultura disciplinar da área de Química é ressaltada tendo em vista que essa cultura implica em especificidades na construção do gênero projeto de pesquisa, tais como: linguagem objetiva, sem tantas avaliações qualitativas; utilização de referências de artigos atuais, não tanto de livros; estruturas genéricas que seguem os modelos gerais dos projetos de pesquisa; bem como a carência de vídeos e de publicações científicas na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.