Esta pesquisa objetiva investigar o discurso sobre a introdução do gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, via Youtube, uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo. Para isso, tivemos como base teórico-metodológica a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003) que considera o estudo do gênero acadêmico na relação com elementos socioculturais. Assim, em uma pesquisa no ambiente digital, tivemos como objeto de análise os discursos sobre a introdução gênero acadêmico projeto de pesquisa, na área de Química, que foram coletados no Youtube através da palavra- chave “Projeto de Pesquisa Química”. Os discursos foram selecionados levando-se em consideração o quanto eles revelam o funcionamento discursivo deste gênero e foram delimitados quantitativamente em um (1) vídeo de youtubers da área da educação. Após a seleção dos vídeos eles foram transcritos e dois (2) fragmentos de discurso foram selecionados para as análises, levando-se em consideração o significado acional (discurso como modo de ação), de Fairclough (2003), e as categorias analíticas textuais, gênero discursivo e interdiscurso, que somente foram definidas no batimento com os dados coletados. Tais análises nos ajudam a perceber como canais do Youtube se posicionam diante das múltiplas possibilidades compreensão sobre projetos de pesquisa e, consequentemente, refletir quais são os impactos disso para o ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos no ciberespaço. Além disso, a cultura disciplinar da área de Química é ressaltada tendo em vista que essa cultura implica em especificidades na construção do gênero projeto de pesquisa, tais como: linguagem objetiva, sem tantas avaliações qualitativas; utilização de referências de artigos atuais, não tanto de livros; estruturas genéricas que seguem os modelos gerais dos projetos de pesquisa; bem como a carência de vídeos e de publicações científicas na área.