Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE UMA PESQUISA COMPARADA ENTRE O BRASIL E A ITÁLIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109064
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 5985
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE UMA PESQUISA COMPARADA ENTRE O BRASIL E A ITÁLIA"
    "resumo" => "O contexto do trabalho proposto parte de uma pesquisa apenas iniciada no Programa de Pós-Graduação doutoral em Teoria e Pesquisa Educativa na Università Degli Studi Uniroma3-ITÁLIA. Este projeto nasceu da ideia de que a formação de professores da educação básica na nossa realidade globalizada exige uma mudança de perspectitiva em chave intercultural no que concerne tanto a estrutura de conteúdos, como aspectos didáticos e metodológicos. A urgência de uma reforma que avance nesta direção é cada vez mais evidente no contexto italiano, dada a presença crescente de estudantes com origem migratória . Esta revisão deve ser entendida como “um projecto educativo intencional que é transversal a todas as disciplinas lecionadas na escola, que exige repensar as metodologias de ensino e que visa modificar as percepções e os hábitos cognitivos com que geralmente representamos tanto os estrangeiros como o novo mundo de interdependências”(FIORUCCI, 2015, P.1. Tradução livre). Por outro lado, mesmo no Brasil, país com grande diversidade étnico-cultural, o tema da educação intercultural é muito recente. O debate sobre a interculturalidade ainda diz respeito ao que se chama de Educação para a Diversidade, na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental ou restrito aos cursos de formação docente direcinada a povos e comunidades indígenas e quilombolas. Dito isto, ressalta-se que tem-se como problema de pesquisa: identificar como é a formação inicial docente nos cursos de Scienze della Formazione-SPI (Itália) e Pedagogia (Brasil) e em que medida essa formação tenha uma perspectiva intercultural. A pesquisa parte de duas hipóteses: 1) existem disciplinas específicas nos cursos de formação de professores nos dois países que abordam a educação intercultural; 2) além das disciplinas do currículo escolar, outros processos formativos, como por exemplo, eventos acadêmicos, estágios e atividades extracurriculares, são fundamentais na formação desses profissionais numa perspectiva intercultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5985_TB293_27102024113726.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA CRISTINA AGUIAR RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicaaguiar33@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109064
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 293
    "inscrito_id" => 5985
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE UMA PESQUISA COMPARADA ENTRE O BRASIL E A ITÁLIA"
    "resumo" => "O contexto do trabalho proposto parte de uma pesquisa apenas iniciada no Programa de Pós-Graduação doutoral em Teoria e Pesquisa Educativa na Università Degli Studi Uniroma3-ITÁLIA. Este projeto nasceu da ideia de que a formação de professores da educação básica na nossa realidade globalizada exige uma mudança de perspectitiva em chave intercultural no que concerne tanto a estrutura de conteúdos, como aspectos didáticos e metodológicos. A urgência de uma reforma que avance nesta direção é cada vez mais evidente no contexto italiano, dada a presença crescente de estudantes com origem migratória . Esta revisão deve ser entendida como “um projecto educativo intencional que é transversal a todas as disciplinas lecionadas na escola, que exige repensar as metodologias de ensino e que visa modificar as percepções e os hábitos cognitivos com que geralmente representamos tanto os estrangeiros como o novo mundo de interdependências”(FIORUCCI, 2015, P.1. Tradução livre). Por outro lado, mesmo no Brasil, país com grande diversidade étnico-cultural, o tema da educação intercultural é muito recente. O debate sobre a interculturalidade ainda diz respeito ao que se chama de Educação para a Diversidade, na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental ou restrito aos cursos de formação docente direcinada a povos e comunidades indígenas e quilombolas. Dito isto, ressalta-se que tem-se como problema de pesquisa: identificar como é a formação inicial docente nos cursos de Scienze della Formazione-SPI (Itália) e Pedagogia (Brasil) e em que medida essa formação tenha uma perspectiva intercultural. A pesquisa parte de duas hipóteses: 1) existem disciplinas específicas nos cursos de formação de professores nos dois países que abordam a educação intercultural; 2) além das disciplinas do currículo escolar, outros processos formativos, como por exemplo, eventos acadêmicos, estágios e atividades extracurriculares, são fundamentais na formação desses profissionais numa perspectiva intercultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5985_TB293_27102024113726.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA CRISTINA AGUIAR RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jessicaaguiar33@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O contexto do trabalho proposto parte de uma pesquisa apenas iniciada no Programa de Pós-Graduação doutoral em Teoria e Pesquisa Educativa na Università Degli Studi Uniroma3-ITÁLIA. Este projeto nasceu da ideia de que a formação de professores da educação básica na nossa realidade globalizada exige uma mudança de perspectitiva em chave intercultural no que concerne tanto a estrutura de conteúdos, como aspectos didáticos e metodológicos. A urgência de uma reforma que avance nesta direção é cada vez mais evidente no contexto italiano, dada a presença crescente de estudantes com origem migratória . Esta revisão deve ser entendida como “um projecto educativo intencional que é transversal a todas as disciplinas lecionadas na escola, que exige repensar as metodologias de ensino e que visa modificar as percepções e os hábitos cognitivos com que geralmente representamos tanto os estrangeiros como o novo mundo de interdependências”(FIORUCCI, 2015, P.1. Tradução livre). Por outro lado, mesmo no Brasil, país com grande diversidade étnico-cultural, o tema da educação intercultural é muito recente. O debate sobre a interculturalidade ainda diz respeito ao que se chama de Educação para a Diversidade, na formação de professores da educação infantil e do ensino fundamental ou restrito aos cursos de formação docente direcinada a povos e comunidades indígenas e quilombolas. Dito isto, ressalta-se que tem-se como problema de pesquisa: identificar como é a formação inicial docente nos cursos de Scienze della Formazione-SPI (Itália) e Pedagogia (Brasil) e em que medida essa formação tenha uma perspectiva intercultural. A pesquisa parte de duas hipóteses: 1) existem disciplinas específicas nos cursos de formação de professores nos dois países que abordam a educação intercultural; 2) além das disciplinas do currículo escolar, outros processos formativos, como por exemplo, eventos acadêmicos, estágios e atividades extracurriculares, são fundamentais na formação desses profissionais numa perspectiva intercultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.