ROBERTO, José et al.. Educação inclusiva: perspectivas e práticas. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110009>. Acesso em: 25/12/2024 09:37
A educação inclusiva no Brasil, é uma realidade nova, em que se pode entender que foi sendo feita informa paulatina, acompanhando o processo de desenvolvimento e progresso da sociedade brasileira. Antigamente as pessoas que eram portadores de necessidades especiais não tinham tanto acesso a vivência social e educativa. Antes eram vistas com bastante preconceito e viviam isolado do convívio social. No Brasil esse tema sempre existiu e foi sendo algo de estudos de pessoas pioneiras que buscaram entender o processo e buscar formas de inserção social desse público. Instituições como a igreja sempre buscarão chamar a atenção do público para que essa realidade fosse trabalhada pelo viés da Caridade em da inclusão. A partir da década de 2000, a educação se debruça de fato sobre o tema, buscando por meios de pesquisas e estudos ações práticas que viabilizem a inserção desse público dentro do processo educativo formal. A educação especial e sua inclusão, deve ser realizada de acordo com as demandas dos alunos portadores de necessidades especiais. Para isso é preciso que se tenha um plano de ação que favoreça esse processo de inclusão, uma vez que existe uma variedade de necessidades especiais e cada uma em si requer uma forma de atendimento ideação para que se tenha um processo satisfatório de educação e inclusão. A escola, família e sociedade, são as principais instituições que podem fazer a diferença nesse processo social e educativo. Agindo em conjunto podem favorecer uma educação inclusiva satisfatória e que oportunize a inclusão das pessoas com necessidades especiais dentro do quadro social educativo.