Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109044
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 4105
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por condições que incluem comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, bem como por um restrito interesse e atividades que são únicas para o indivíduo e este necessita de adaptações eficazes para que o processo de aprendizagem ocorra de forma efetiva. O objetivo deste estudo foi analisar, sob a perspectiva de um estudante com TEA, matriculado no Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), as barreiras enfrentadas dentro da instituição, as abordagens pedagógicas adotadas e a receptividade por parte dos docentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como método de coleta de dados. Os resultados indicaram que o estudante enfrenta desafios relacionados ao estigma, à falta de compreensão do diagnóstico por parte dos docentes e às dificuldades inerentes ao TEA. Ele expressou preferência por não utilizar tecnologias para estudar e demonstrou preferência por questionários como método para revisar e reforçar o conteúdo estudado. Esses achados destacam a importância de ampliar a participação e a voz dos alunos com TEA, visando criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e, consequentemente, reduzir a taxa de evasão desses estudantes na universidade. É crucial realizar pesquisas mais amplas e qualitativas para entender melhor essa questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4105_TB259_04032024032924.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JADE DA COSTA FERNANDES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Jade"
    "autor_email" => "jade.fernandes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109044
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 4105
    "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDANTE DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por condições que incluem comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, bem como por um restrito interesse e atividades que são únicas para o indivíduo e este necessita de adaptações eficazes para que o processo de aprendizagem ocorra de forma efetiva. O objetivo deste estudo foi analisar, sob a perspectiva de um estudante com TEA, matriculado no Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), as barreiras enfrentadas dentro da instituição, as abordagens pedagógicas adotadas e a receptividade por parte dos docentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como método de coleta de dados. Os resultados indicaram que o estudante enfrenta desafios relacionados ao estigma, à falta de compreensão do diagnóstico por parte dos docentes e às dificuldades inerentes ao TEA. Ele expressou preferência por não utilizar tecnologias para estudar e demonstrou preferência por questionários como método para revisar e reforçar o conteúdo estudado. Esses achados destacam a importância de ampliar a participação e a voz dos alunos com TEA, visando criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e, consequentemente, reduzir a taxa de evasão desses estudantes na universidade. É crucial realizar pesquisas mais amplas e qualitativas para entender melhor essa questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4105_TB259_04032024032924.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JADE DA COSTA FERNANDES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "Jade"
    "autor_email" => "jade.fernandes@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por condições que incluem comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, bem como por um restrito interesse e atividades que são únicas para o indivíduo e este necessita de adaptações eficazes para que o processo de aprendizagem ocorra de forma efetiva. O objetivo deste estudo foi analisar, sob a perspectiva de um estudante com TEA, matriculado no Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), as barreiras enfrentadas dentro da instituição, as abordagens pedagógicas adotadas e a receptividade por parte dos docentes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como método de coleta de dados. Os resultados indicaram que o estudante enfrenta desafios relacionados ao estigma, à falta de compreensão do diagnóstico por parte dos docentes e às dificuldades inerentes ao TEA. Ele expressou preferência por não utilizar tecnologias para estudar e demonstrou preferência por questionários como método para revisar e reforçar o conteúdo estudado. Esses achados destacam a importância de ampliar a participação e a voz dos alunos com TEA, visando criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e, consequentemente, reduzir a taxa de evasão desses estudantes na universidade. É crucial realizar pesquisas mais amplas e qualitativas para entender melhor essa questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.