Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MARCHA DAS MARGARIDAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108958
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "MARCHA DAS MARGARIDAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a didática aplicada por uma professora, em uma Escola Técnica do sistema público, no Distrito Federal – Brasil, a partir de um planejamento semestral e semanal elaborado para o sistema híbrido de ensino. Tendo por base o contexto político-social local, foi desenvolvida junto a 53 educandos, jovens e adultos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica/2º-2023, do período vespertino, uma atividade teórico-prática nomeada, MARCHA DAS MARGARIDAS. Como objetivo: mediar o conteúdo curricular da disciplina História da arte 2, via a apresentação de artistas que trabalham temáticas envolvendo Arte e Política (políticas ambientais, sociais, educacionais, de saúde, etc.), contextualizando-o a ocorrência da VII Marcha das Margaridas – Brasília/DF, e suas produções gráficas (cartilhas de saúde, cartazes, adesivos, camisetas, botões, etc.). Como metodologia: metodologia ativa - Laboratório Rotacional, com atividades de pesquisa textual e imagéticas, e com a produção de trabalhos gráficos individuais. Como norteadores teóricos: BARBOSA (2021) em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais; e Libâneo (1990), com Didática. O desenvolvimento se deu: 1) avaliação diagnostica da turma, apresentação dos conteúdos curriculares, e a proposta de atividades para o semestre com abertura para intervenções dos alunos; 2) desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas no laboratório de informática, debates, escolha individual de uma temática, e a produção de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração, produções artísticas, entrega das atividades, boa utilização dos programas e ferramentas. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, na criação da composição visual, uso das máquinas, riqueza de materiais, registros em fotos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1717_TB141_07022024172537.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HELGA"
    "autor_email" => "helgaarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "GENPEX, SEEDF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108958
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "MARCHA DAS MARGARIDAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a didática aplicada por uma professora, em uma Escola Técnica do sistema público, no Distrito Federal – Brasil, a partir de um planejamento semestral e semanal elaborado para o sistema híbrido de ensino. Tendo por base o contexto político-social local, foi desenvolvida junto a 53 educandos, jovens e adultos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica/2º-2023, do período vespertino, uma atividade teórico-prática nomeada, MARCHA DAS MARGARIDAS. Como objetivo: mediar o conteúdo curricular da disciplina História da arte 2, via a apresentação de artistas que trabalham temáticas envolvendo Arte e Política (políticas ambientais, sociais, educacionais, de saúde, etc.), contextualizando-o a ocorrência da VII Marcha das Margaridas – Brasília/DF, e suas produções gráficas (cartilhas de saúde, cartazes, adesivos, camisetas, botões, etc.). Como metodologia: metodologia ativa - Laboratório Rotacional, com atividades de pesquisa textual e imagéticas, e com a produção de trabalhos gráficos individuais. Como norteadores teóricos: BARBOSA (2021) em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais; e Libâneo (1990), com Didática. O desenvolvimento se deu: 1) avaliação diagnostica da turma, apresentação dos conteúdos curriculares, e a proposta de atividades para o semestre com abertura para intervenções dos alunos; 2) desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas no laboratório de informática, debates, escolha individual de uma temática, e a produção de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração, produções artísticas, entrega das atividades, boa utilização dos programas e ferramentas. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, na criação da composição visual, uso das máquinas, riqueza de materiais, registros em fotos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1717_TB141_07022024172537.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HELGA"
    "autor_email" => "helgaarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "GENPEX, SEEDF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta a didática aplicada por uma professora, em uma Escola Técnica do sistema público, no Distrito Federal – Brasil, a partir de um planejamento semestral e semanal elaborado para o sistema híbrido de ensino. Tendo por base o contexto político-social local, foi desenvolvida junto a 53 educandos, jovens e adultos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica/2º-2023, do período vespertino, uma atividade teórico-prática nomeada, MARCHA DAS MARGARIDAS. Como objetivo: mediar o conteúdo curricular da disciplina História da arte 2, via a apresentação de artistas que trabalham temáticas envolvendo Arte e Política (políticas ambientais, sociais, educacionais, de saúde, etc.), contextualizando-o a ocorrência da VII Marcha das Margaridas – Brasília/DF, e suas produções gráficas (cartilhas de saúde, cartazes, adesivos, camisetas, botões, etc.). Como metodologia: metodologia ativa - Laboratório Rotacional, com atividades de pesquisa textual e imagéticas, e com a produção de trabalhos gráficos individuais. Como norteadores teóricos: BARBOSA (2021) em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais; e Libâneo (1990), com Didática. O desenvolvimento se deu: 1) avaliação diagnostica da turma, apresentação dos conteúdos curriculares, e a proposta de atividades para o semestre com abertura para intervenções dos alunos; 2) desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas no laboratório de informática, debates, escolha individual de uma temática, e a produção de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração, produções artísticas, entrega das atividades, boa utilização dos programas e ferramentas. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, na criação da composição visual, uso das máquinas, riqueza de materiais, registros em fotos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.