SOUZA, Helga Valéria De Lima. Marcha das margaridas. Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108958>. Acesso em: 23/11/2024 15:08
O presente trabalho apresenta a didática aplicada por uma professora, em uma Escola Técnica do sistema público, no Distrito Federal – Brasil, a partir de um planejamento semestral e semanal elaborado para o sistema híbrido de ensino. Tendo por base o contexto político-social local, foi desenvolvida junto a 53 educandos, jovens e adultos, matriculados e frequentes no Curso Técnico em Computação Gráfica/2º-2023, do período vespertino, uma atividade teórico-prática nomeada, MARCHA DAS MARGARIDAS. Como objetivo: mediar o conteúdo curricular da disciplina História da arte 2, via a apresentação de artistas que trabalham temáticas envolvendo Arte e Política (políticas ambientais, sociais, educacionais, de saúde, etc.), contextualizando-o a ocorrência da VII Marcha das Margaridas – Brasília/DF, e suas produções gráficas (cartilhas de saúde, cartazes, adesivos, camisetas, botões, etc.). Como metodologia: metodologia ativa - Laboratório Rotacional, com atividades de pesquisa textual e imagéticas, e com a produção de trabalhos gráficos individuais. Como norteadores teóricos: BARBOSA (2021) em Abordagem Triangulas no Ensino das Artes e Culturas Visuais; e Libâneo (1990), com Didática. O desenvolvimento se deu: 1) avaliação diagnostica da turma, apresentação dos conteúdos curriculares, e a proposta de atividades para o semestre com abertura para intervenções dos alunos; 2) desenvolvimento de pesquisas teóricas e imagéticas no laboratório de informática, debates, escolha individual de uma temática, e a produção de composições visuais. Como métodos analíticos: avanços no hábito da pesquisa, participação ativa nos debates, enriquecimento da capacidade argumentativa, assimilação dos conteúdos, colaboração, produções artísticas, entrega das atividades, boa utilização dos programas e ferramentas. As análises dos dados indicaram um excelente nível de apropriação dos conteúdos abordados, na criação da composição visual, uso das máquinas, riqueza de materiais, registros em fotos.