Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VER VERSUS OLHAR: A ABORDAGEM DO TEXTO MULTIMODAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108945
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 4398
    "titulo" => "VER VERSUS OLHAR: A ABORDAGEM DO TEXTO MULTIMODAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "No cotidiano, a criança convive com uma diversidade de gêneros textuais que combinam palavras e imagens para construção de significados. Neste contexto, o presente trabalho tem o propósito de refletir acerca da necessidade de se trabalhar, nas aulas de língua portuguesa, a educação do olhar e a multiplicidade de textos que fazem a relação entre as multimodalidades verbal e visual nos veículos de informação. Para tal, apresentamos um gráfico de um avião publicado na revista SuperInteressante, com o intuito de analisarmos as semioses presentes nesse texto, tomando por base os aportes teóricos de Chauí (1998), Dionisio (2008), Dionisio, Vasconcelos e Souza (2014), Kress & van Leeuwen (1996, 2006), Mozdzenski (2008), Rodrigues (2011), Rojo (2012) e Tiburi (2021), pesquisadores/as que tratam das noções referentes à multimodalidade discursiva e à leitura de imagens na sala de aula e do papel do olhar na aquisição de conhecimento. Os resultados deste estudo sinalizam para a importância da formação continuada de professores/as e do ato necessário de (re)avaliar como a escola aborda a combinação de diferentes elementos e modos semióticos nas atividades escolares, principalmente na era em que a tecnologia proporciona a criação de inúmeros textos multimodais com várias finalidades e linguagens híbridas, a fim de formar cidadãos visualmente letrados que consigam analisar, de maneira crítica e mediada, os textos que circulam na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4398_TB122_30092024130513.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANDSON AGUIAR DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HANDSON"
    "autor_email" => "handy.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108945
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 4398
    "titulo" => "VER VERSUS OLHAR: A ABORDAGEM DO TEXTO MULTIMODAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "No cotidiano, a criança convive com uma diversidade de gêneros textuais que combinam palavras e imagens para construção de significados. Neste contexto, o presente trabalho tem o propósito de refletir acerca da necessidade de se trabalhar, nas aulas de língua portuguesa, a educação do olhar e a multiplicidade de textos que fazem a relação entre as multimodalidades verbal e visual nos veículos de informação. Para tal, apresentamos um gráfico de um avião publicado na revista SuperInteressante, com o intuito de analisarmos as semioses presentes nesse texto, tomando por base os aportes teóricos de Chauí (1998), Dionisio (2008), Dionisio, Vasconcelos e Souza (2014), Kress & van Leeuwen (1996, 2006), Mozdzenski (2008), Rodrigues (2011), Rojo (2012) e Tiburi (2021), pesquisadores/as que tratam das noções referentes à multimodalidade discursiva e à leitura de imagens na sala de aula e do papel do olhar na aquisição de conhecimento. Os resultados deste estudo sinalizam para a importância da formação continuada de professores/as e do ato necessário de (re)avaliar como a escola aborda a combinação de diferentes elementos e modos semióticos nas atividades escolares, principalmente na era em que a tecnologia proporciona a criação de inúmeros textos multimodais com várias finalidades e linguagens híbridas, a fim de formar cidadãos visualmente letrados que consigam analisar, de maneira crítica e mediada, os textos que circulam na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4398_TB122_30092024130513.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HANDSON AGUIAR DE LIMA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HANDSON"
    "autor_email" => "handy.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No cotidiano, a criança convive com uma diversidade de gêneros textuais que combinam palavras e imagens para construção de significados. Neste contexto, o presente trabalho tem o propósito de refletir acerca da necessidade de se trabalhar, nas aulas de língua portuguesa, a educação do olhar e a multiplicidade de textos que fazem a relação entre as multimodalidades verbal e visual nos veículos de informação. Para tal, apresentamos um gráfico de um avião publicado na revista SuperInteressante, com o intuito de analisarmos as semioses presentes nesse texto, tomando por base os aportes teóricos de Chauí (1998), Dionisio (2008), Dionisio, Vasconcelos e Souza (2014), Kress & van Leeuwen (1996, 2006), Mozdzenski (2008), Rodrigues (2011), Rojo (2012) e Tiburi (2021), pesquisadores/as que tratam das noções referentes à multimodalidade discursiva e à leitura de imagens na sala de aula e do papel do olhar na aquisição de conhecimento. Os resultados deste estudo sinalizam para a importância da formação continuada de professores/as e do ato necessário de (re)avaliar como a escola aborda a combinação de diferentes elementos e modos semióticos nas atividades escolares, principalmente na era em que a tecnologia proporciona a criação de inúmeros textos multimodais com várias finalidades e linguagens híbridas, a fim de formar cidadãos visualmente letrados que consigam analisar, de maneira crítica e mediada, os textos que circulam na sociedade atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.