A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que desde o início da vida escolar o aluno deve desenvolver habilidades relacionadas à percepção, reconhecimento e localização de figuras e objetos no espaço tridimensional, porém, para Lemos e Bairral (2010), visualizar não é uma tarefa simples, ao contrário, é uma habilidade de caráter individualizado que envolve vários aspectos como, por exemplo, o de observar e perceber movimentos e mudanças de formas. Nesse sentido, faz-se importante que o professor, por sua vez, busque estratégias e metodologias com vistas a fazer com que essa dificuldade seja superada. Uma das estratégias possíveis é a de utilização dos jogos e materiais manipulativos. Neste estudo buscamos relatar as observações feitas a partir das oficinas realizadas pelo subprojeto de Residência Pedagógica em Matemática, com o Jogo da Velha 3D. Nosso objetivo é o de descrever os desafios enfrentados pelos alunos em perceber o espaço tridimensional e, com isso, traçar melhores estratégias de jogo. A atividade nos permitiu evidenciar que, por tais conceitos não serem explorados de forma prática em sala de aula com os estudantes há por parte dos mesmos uma grande dificuldade em perceber o espaço tridimensional como um todo sendo mais comum o pensar sobre os diferentes planos de forma individualizada do todo como estratégia para conseguir marcar mais pontos no mesmo.