Artigo ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais

E-books

ISBN: 978-65-5222-004-2

A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PELO ALUNO: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2024-10-01 09:38:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108842
    "edicao_id" => 357
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 3844
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PELO ALUNO: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que desde o início da vida escolar o aluno deve desenvolver habilidades relacionadas à percepção, reconhecimento e localização de figuras e objetos no espaço tridimensional, porém, para Lemos e Bairral (2010), visualizar não é uma tarefa simples, ao contrário, é uma habilidade de caráter individualizado que envolve vários aspectos como, por exemplo, o de observar e perceber movimentos e mudanças de formas. Nesse sentido, faz-se importante que o professor, por sua vez, busque estratégias e metodologias com vistas a fazer com que essa dificuldade seja superada. Uma das estratégias possíveis é a de utilização dos jogos e materiais manipulativos. Neste estudo buscamos relatar as observações feitas a partir das oficinas realizadas pelo subprojeto de Residência Pedagógica em Matemática, com o Jogo da Velha 3D. Nosso objetivo é o de descrever os desafios enfrentados pelos alunos em perceber o espaço tridimensional e, com isso, traçar melhores estratégias de jogo. A atividade nos permitiu evidenciar que, por tais conceitos não serem explorados de forma prática em sala de aula com os estudantes há por parte dos mesmos uma grande dificuldade em perceber o espaço tridimensional como um todo sendo mais comum o pensar sobre os diferentes planos de forma individualizada do todo como estratégia para conseguir marcar mais pontos no mesmo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3844_TB259_28082023182658.pdf"
    "created_at" => "2024-10-30 09:51:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA CAROLINA MASCOTTE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MASCOTTE"
    "autor_email" => "bruna.mascotti@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
    "edicao_nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
    "edicao_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-10-01 09:38:22"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108842
    "edicao_id" => 357
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 3844
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PELO ALUNO: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que desde o início da vida escolar o aluno deve desenvolver habilidades relacionadas à percepção, reconhecimento e localização de figuras e objetos no espaço tridimensional, porém, para Lemos e Bairral (2010), visualizar não é uma tarefa simples, ao contrário, é uma habilidade de caráter individualizado que envolve vários aspectos como, por exemplo, o de observar e perceber movimentos e mudanças de formas. Nesse sentido, faz-se importante que o professor, por sua vez, busque estratégias e metodologias com vistas a fazer com que essa dificuldade seja superada. Uma das estratégias possíveis é a de utilização dos jogos e materiais manipulativos. Neste estudo buscamos relatar as observações feitas a partir das oficinas realizadas pelo subprojeto de Residência Pedagógica em Matemática, com o Jogo da Velha 3D. Nosso objetivo é o de descrever os desafios enfrentados pelos alunos em perceber o espaço tridimensional e, com isso, traçar melhores estratégias de jogo. A atividade nos permitiu evidenciar que, por tais conceitos não serem explorados de forma prática em sala de aula com os estudantes há por parte dos mesmos uma grande dificuldade em perceber o espaço tridimensional como um todo sendo mais comum o pensar sobre os diferentes planos de forma individualizada do todo como estratégia para conseguir marcar mais pontos no mesmo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3844_TB259_28082023182658.pdf"
    "created_at" => "2024-10-30 09:51:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA CAROLINA MASCOTTE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MASCOTTE"
    "autor_email" => "bruna.mascotti@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
    "edicao_nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
    "edicao_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-10-01 09:38:22"
    "publicacao_id" => 97
    "publicacao_nome" => "E-book ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 357
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
        "nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
        "nome_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          A realiza&ccedil;&atilde;o do IX ENALIC, em Lajeado, a maior cidade do Vale do Taquari, em dezembro de 2023, apenas tr&ecirc;s meses ap&oacute;s umas das maiores cat&aacute;strofes naturais que o Brasil j&aacute; vivenciou, trouxe consigo o esp&iacute;rito de um povo guerreiro,&nbsp;trabalhador, de cora&ccedil;&atilde;o gigante e hospitaleiro, e que n&atilde;o poupou esfor&ccedil;os para que&nbsp;sonhos e utopias n&atilde;o se perdessem em meio ao caos, amplificando olhares para o sul do pa&iacute;s, que presenciou durante tr&ecirc;s dias, o maior evento dedicado a discuss&otilde;es e a reflex&otilde;es sobre a forma&ccedil;&atilde;o docente no pa&iacute;s.<br />\r\n
          &Eacute; neste clima de esperan&ccedil;a e coragem que este e-book traz consigo uma sele&ccedil;&atilde;o de artigos completos apresentados no IX ENALIC, no VIII Semin&aacute;rio&nbsp;Nacional do PIBID e no III Semin&aacute;rio Nacional do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica.&nbsp;O livro foi dividido em duas se&ccedil;&otilde;es, sendo que a primeira contempla os artigos&nbsp;premiados no Pr&ecirc;mio Paulo Freire, num total de dez, uma novidade desta edi&ccedil;&atilde;o do&nbsp;Enalic, que objetivou a valoriza&ccedil;&atilde;o do trabalho de professores (as) e discentes&nbsp;vinculados aos programas, PIBID e PRP, com a premia&ccedil;&atilde;o de 02 estudantes de&nbsp;cada regi&atilde;o do pa&iacute;s, que, al&eacute;m de publicarem seus trabalhos em e-book, receberam&nbsp;certificado premiado e tamb&eacute;m obtiveram custeio de passagem a&eacute;rea e&nbsp;hospedagem.<br />\r\n
          J&aacute; a segunda se&ccedil;&atilde;o, com dezenove textos, apresenta trabalhos&nbsp;selecionados, pela comiss&atilde;o editorial, dentre todos os apresentados no evento, na&nbsp;modalidade trabalho completo. Ademais, o pref&aacute;cio apresenta a carta de Lajeado&nbsp;que traduz a mensagem dos participantes do evento.&nbsp;Esperamos com este e-book que as experi&ecirc;ncias descritas sejam amplificadas&nbsp;em outros contextos e que se fortale&ccedil;a a discuss&atilde;o em torno da forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores(as), sempre com horizonte para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o que&nbsp;atua em uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada,&nbsp;comprometida com os direitos humanos e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
          Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
          Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
          Tha&iacute;s Ludmila Ranieri
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-12-06"
        "final_evento" => "2023-12-08"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
        "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 357
        "publicacao_id" => 97
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "enalic---democracia-e-direitos-humanos-na-formacao-docente-reconstrucao-das-politicas-educacionais"
        "nome" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
        "nome_evento" => "IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
        "descricao" => """
          A realiza&ccedil;&atilde;o do IX ENALIC, em Lajeado, a maior cidade do Vale do Taquari, em dezembro de 2023, apenas tr&ecirc;s meses ap&oacute;s umas das maiores cat&aacute;strofes naturais que o Brasil j&aacute; vivenciou, trouxe consigo o esp&iacute;rito de um povo guerreiro,&nbsp;trabalhador, de cora&ccedil;&atilde;o gigante e hospitaleiro, e que n&atilde;o poupou esfor&ccedil;os para que&nbsp;sonhos e utopias n&atilde;o se perdessem em meio ao caos, amplificando olhares para o sul do pa&iacute;s, que presenciou durante tr&ecirc;s dias, o maior evento dedicado a discuss&otilde;es e a reflex&otilde;es sobre a forma&ccedil;&atilde;o docente no pa&iacute;s.<br />\r\n
          &Eacute; neste clima de esperan&ccedil;a e coragem que este e-book traz consigo uma sele&ccedil;&atilde;o de artigos completos apresentados no IX ENALIC, no VIII Semin&aacute;rio&nbsp;Nacional do PIBID e no III Semin&aacute;rio Nacional do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica.&nbsp;O livro foi dividido em duas se&ccedil;&otilde;es, sendo que a primeira contempla os artigos&nbsp;premiados no Pr&ecirc;mio Paulo Freire, num total de dez, uma novidade desta edi&ccedil;&atilde;o do&nbsp;Enalic, que objetivou a valoriza&ccedil;&atilde;o do trabalho de professores (as) e discentes&nbsp;vinculados aos programas, PIBID e PRP, com a premia&ccedil;&atilde;o de 02 estudantes de&nbsp;cada regi&atilde;o do pa&iacute;s, que, al&eacute;m de publicarem seus trabalhos em e-book, receberam&nbsp;certificado premiado e tamb&eacute;m obtiveram custeio de passagem a&eacute;rea e&nbsp;hospedagem.<br />\r\n
          J&aacute; a segunda se&ccedil;&atilde;o, com dezenove textos, apresenta trabalhos&nbsp;selecionados, pela comiss&atilde;o editorial, dentre todos os apresentados no evento, na&nbsp;modalidade trabalho completo. Ademais, o pref&aacute;cio apresenta a carta de Lajeado&nbsp;que traduz a mensagem dos participantes do evento.&nbsp;Esperamos com este e-book que as experi&ecirc;ncias descritas sejam amplificadas&nbsp;em outros contextos e que se fortale&ccedil;a a discuss&atilde;o em torno da forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores(as), sempre com horizonte para a constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o que&nbsp;atua em uma sociedade inclusiva, com equidade, socialmente referenciada,&nbsp;comprometida com os direitos humanos e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
          Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
          Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
          Tha&iacute;s Ludmila Ranieri
          """
        "pasta" => "ebooks/enalic/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "66fbed3e80e87_01102024093822.png"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-12-06"
        "final_evento" => "2023-12-08"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
        "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 227
                "edicao_id" => 357
                "codigo" => "978-65-5222-004-2"
                "capa" => "66fbed3e84b32_01102024093822.png"
                "titulo" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
                "prefacio" => """
                  CARTA DE LAJEADO - RS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  S&oacute; h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n
                  (Darcy Ribeiro)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\n
                  Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\n
                  Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\n
                  Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\n
                  Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\n
                  substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. Retomar os rumos dessa hist&oacute;ria &eacute; a express&atilde;o&nbsp;da vit&oacute;ria desse movimento.&nbsp;<br />\r\n
                  Tal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garantia dos programas como direito a uma forma&ccedil;&atilde;o&nbsp;permanente que n&atilde;o estivesse &agrave; merc&ecirc; de pol&iacute;ticas de governo, mas que se constitu&iacute;ssem<br />\r\n
                  em pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\n
                  Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. A participa&ccedil;&atilde;o democr&aacute;tica dos movimentos sociais organizados,<br />\r\n
                  bem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa requer di&aacute;logo direto, especial e&nbsp;permanente, entre gestores(as) e professores(as), estudantes, pais, profissionais da&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o em torno da qualidade da escola p&uacute;blica. Nesse sentido, n&oacute;s temos um&nbsp;compromisso coletivo e individual com a defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, gratuita, democr&aacute;tica,&nbsp;inclusiva, plural, laica, &eacute;tica, socialmente referenciada e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
                  Nesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taquari, pudemos ver e sentir como&nbsp;se reconstr&oacute;i uma sociedade que vivenciou um cen&aacute;rio de devasta&ccedil;&atilde;o. A popula&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  regi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que entendemos que a luta por uma educa&ccedil;&atilde;o de&nbsp;qualidade, por melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho e de renda e por uma forma&ccedil;&atilde;o inicial e<br />\r\n
                  continuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute;dias ambientais do Vale do Taquari ou&nbsp;pelos massacres no mundo, reconstruamos os nossos ideais de educa&ccedil;&atilde;o para todas e<br />\r\n
                  todos!\r\n
                  <div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2019 e da Resolu&ccedil;&atilde;o&nbsp;01/2020, passos importantes para a retomada da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2015 que expressa, em seu</div>\r\n
                  \r\n
                  <div>texto, os anseios e desejos de uma educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica de qualidade.</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  Lajeado-RS, 08 de dezembro de 2023.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Ivanete da Rosa Silva de Oliveira<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Iara Aquino Henn<br />\r\n
                  Rosalvo Luis Sawitzki<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
                  Mar&iacute;a del Pilar Tobar Acosta<br />\r\n
                  Eliana Ruth Silva Sousa<br />\r\n
                  Regina C&eacute;lia Padovan<br />\r\n
                  Maria Cristina Guimar&atilde;es de G&oacute;es Monteiro<br />\r\n
                  Ricardo Ant&ocirc;nio Faustino da Silva Braz<br />\r\n
                  Marta Aparecida Garcia Gon&ccedil;alves<br />\r\n
                  Andrea Pozzebon Silva
                  """
                "ficha_catalografica" => "67212cbcb777c_29102024154308.pdf"
                "arquivo" => "29102024154520-ENALIC---DEMOCRACIA-E-DIREITOS-HUMANOS-NA-FORMACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
                "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 227
                "edicao_id" => 357
                "codigo" => "978-65-5222-004-2"
                "capa" => "66fbed3e84b32_01102024093822.png"
                "titulo" => "ENALIC - Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais"
                "prefacio" => """
                  CARTA DE LAJEADO - RS<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  S&oacute; h&aacute; duas op&ccedil;&otilde;es nesta vida: se resignar ou se indignar e eu&nbsp;n&atilde;o vou me resignar nunca.<br />\r\n
                  (Darcy Ribeiro)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com a presen&ccedil;a de mais de 7000 participantes, distribu&iacute;dos entre professores(as)&nbsp;universit&aacute;rios e da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, estudantes dos cursos de licenciatura e bolsistas de&nbsp;inicia&ccedil;&atilde;o &agrave; doc&ecirc;ncia oriundos dos Programas de fomento &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores e&nbsp;professoras da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica da Capes, PIBID e Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, realizou-se nos&nbsp;dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, na cidade de Lajeado &ndash; RS, na UNIVATES, o IX&nbsp;Encontro Nacional das Licenciaturas (IX ENALIC), VIII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e III&nbsp;Semin&aacute;rio do Programa Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, com o tema Democracia e Direitos&nbsp;Humanos na forma&ccedil;&atilde;o docente: (re)constru&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas educacionais.&nbsp;<br />\r\n
                  Recentemente, o povo brasileiro buscou sa&iacute;da para um per&iacute;odo tenebroso de nossa&nbsp;hist&oacute;ria, resgatando princ&iacute;pios basilares da democracia, com a certeza de que, sem esses&nbsp;princ&iacute;pios, n&atilde;o h&aacute; garantia de qualquer direito humano, nem qualquer humanidade.&nbsp;Relembrando Florestan Fernandes, o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a porta de acesso a todos os&nbsp;direitos sociais e, nessa perspectiva, &agrave; constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  Os preju&iacute;zos acumulados nos &uacute;ltimos anos foram para al&eacute;m do per&iacute;odo pand&ecirc;mico,&nbsp;invadindo diferentes esferas sociais, aprofundando problemas estruturais, como a pobreza e&nbsp;a precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de trabalho, atingindo n&iacute;veis alarmantes. A desvaloriza&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  vida resultou em in&uacute;meras mortes, n&atilde;o apenas devido &agrave; COVID, mas, tamb&eacute;m, em&nbsp;consequ&ecirc;ncia da fome e da perda de direitos sociais.&nbsp;<br />\r\n
                  Esse per&iacute;odo tamb&eacute;m foi demarcado por um forte negacionismo cient&iacute;fico, como&nbsp;tamb&eacute;m por um processo de destrui&ccedil;&atilde;o do meio ambiente jamais visto e que agravou de&nbsp;forma significativa as mudan&ccedil;as clim&aacute;ticas, sentidas em todo o planeta. Tais impactos foram&nbsp;sentidos em todo territ&oacute;rio brasileiro. Secas, queimadas e enchentes t&ecirc;m provocado&nbsp;trag&eacute;dias nunca antes experimentadas, que est&atilde;o afetando nosso cotidiano.<br />\r\n
                  Um outro tipo de destrui&ccedil;&atilde;o caminhou a passos largos a partir do Golpe&nbsp;civil-jur&iacute;dico-pol&iacute;tico-midi&aacute;tico de 2016, que retirou da Presid&ecirc;ncia da Rep&uacute;blica a presidenta&nbsp;Dilma Rousseff, iniciando um per&iacute;odo de completa destrui&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas em todas&nbsp;as &aacute;reas, principalmente, na &aacute;rea da educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Algumas das consequ&ecirc;ncias desse nefasto cen&aacute;rio foram materializadas por meio da&nbsp;Emenda Constitucional no 95/2016 que congelou os gastos com sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o por vinte&nbsp;anos; da Lei no 13.415/2017 promovendo uma &ldquo;contrarreforma&rdquo; do Ensino M&eacute;dio; da&nbsp; Resolu&ccedil;&atilde;o do CNE no 04/2018 que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); das&nbsp;Resolu&ccedil;&otilde;es CNE no 02/2019 e no 01/2020, que institu&iacute;ram a BNC-Forma&ccedil;&atilde;o inicial e&nbsp;BNC-Forma&ccedil;&atilde;o continuada de professores.<br />\r\n
                  Em meio ao projeto de governo &ldquo;Ponte para o Futuro&rdquo;, com mudan&ccedil;as radicais na&nbsp;compreens&atilde;o de um Estado garantidor de direitos, vimos atingir, por exemplo, programas e&nbsp;a&ccedil;&otilde;es formativas promovidas pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Pibid virou alvo e o seu<br />\r\n
                  substitutivo proposto, o Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica, nos colocou em atividade disputando a sua&nbsp;concep&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica. Garantimos a coexist&ecirc;ncia dos dois programas, o Pibid e o Resid&ecirc;ncia&nbsp;Pedag&oacute;gica. Uma conquista que se deu gra&ccedil;as &agrave; luta travada pelo Forpibid-rp que conseguiu&nbsp;manter e, aos seus limites, dar seguimento a um amplo projeto de forma&ccedil;&atilde;o inicial de&nbsp;estudantes das licenciaturas em Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior. Uma vit&oacute;ria que n&atilde;o veio sem&nbsp;perdas e agora chega o momento de recuperarmos uma concep&ccedil;&atilde;o ampliada e plural de&nbsp;forma&ccedil;&atilde;o inicial de professoras e professores. Retomar os rumos dessa hist&oacute;ria &eacute; a express&atilde;o&nbsp;da vit&oacute;ria desse movimento.&nbsp;<br />\r\n
                  Tal cen&aacute;rio acendeu a ideia de uma mobiliza&ccedil;&atilde;o em torno de uma constru&ccedil;&atilde;o coletiva,&nbsp;que caminhasse no sentido da garantia dos programas como direito a uma forma&ccedil;&atilde;o&nbsp;permanente que n&atilde;o estivesse &agrave; merc&ecirc; de pol&iacute;ticas de governo, mas que se constitu&iacute;ssem<br />\r\n
                  em pol&iacute;ticas de Estado. Nesse sentido, estamos, neste tempo, na articula&ccedil;&atilde;o em torno da&nbsp;aprova&ccedil;&atilde;o do PL 3970 de 2021, que est&aacute; tramitando na C&acirc;mara dos Deputados.&nbsp;<br />\r\n
                  Diante disso, entendemos que a luta pelo direito universal &agrave; educa&ccedil;&atilde;o passa por uma&nbsp;agenda pol&iacute;tica que discuta: financiamento p&uacute;blico, gest&atilde;o democr&aacute;tica e forma&ccedil;&atilde;o de&nbsp;professores e professoras. A participa&ccedil;&atilde;o democr&aacute;tica dos movimentos sociais organizados,<br />\r\n
                  bem como das entidades cient&iacute;ficas e sindicais &eacute; o caminho que devemos trilhar no&nbsp;enfrentamento dos desafios atuais e antigos. Tal tarefa requer di&aacute;logo direto, especial e&nbsp;permanente, entre gestores(as) e professores(as), estudantes, pais, profissionais da&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o em torno da qualidade da escola p&uacute;blica. Nesse sentido, n&oacute;s temos um&nbsp;compromisso coletivo e individual com a defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, gratuita, democr&aacute;tica,&nbsp;inclusiva, plural, laica, &eacute;tica, socialmente referenciada e ambientalmente respons&aacute;vel.<br />\r\n
                  Nesses dias em que ocorreram o IX Enalic, o VIII Semin&aacute;rio Nacional do Pibid e o III&nbsp;Semin&aacute;rio Nacional do RP em Lajeado-RS, no Vale do Taquari, pudemos ver e sentir como&nbsp;se reconstr&oacute;i uma sociedade que vivenciou um cen&aacute;rio de devasta&ccedil;&atilde;o. A popula&ccedil;&atilde;o da<br />\r\n
                  regi&atilde;o do Vale do Taquari vem coletivamente trabalhando na reconstru&ccedil;&atilde;o das cidades e de&nbsp;suas vidas. E &eacute; de forma coletiva que entendemos que a luta por uma educa&ccedil;&atilde;o de&nbsp;qualidade, por melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho e de renda e por uma forma&ccedil;&atilde;o inicial e<br />\r\n
                  continuada de professores e professoras se d&aacute; quando todos, todas e todes damos as&nbsp;m&atilde;os. Em mem&oacute;ria dos que tombaram pelas trag&eacute;dias ambientais do Vale do Taquari ou&nbsp;pelos massacres no mundo, reconstruamos os nossos ideais de educa&ccedil;&atilde;o para todas e<br />\r\n
                  todos!\r\n
                  <div>Por fim, com esta carta, assumimos o compromisso de luta pela revoga&ccedil;&atilde;o da BNCC,&nbsp;da Reforma do Ensino M&eacute;dio - PL 5230/2023, da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2019 e da Resolu&ccedil;&atilde;o&nbsp;01/2020, passos importantes para a retomada da Resolu&ccedil;&atilde;o 02/2015 que expressa, em seu</div>\r\n
                  \r\n
                  <div>texto, os anseios e desejos de uma educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica de qualidade.</div>\r\n
                  <br />\r\n
                  Lajeado-RS, 08 de dezembro de 2023.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Tha&iacute;s Ludmila Ranieri<br />\r\n
                  Ivanete da Rosa Silva de Oliveira<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Iara Aquino Henn<br />\r\n
                  Rosalvo Luis Sawitzki<br />\r\n
                  Frederico Jorge Saad Guirra<br />\r\n
                  Mar&iacute;a del Pilar Tobar Acosta<br />\r\n
                  Eliana Ruth Silva Sousa<br />\r\n
                  Regina C&eacute;lia Padovan<br />\r\n
                  Maria Cristina Guimar&atilde;es de G&oacute;es Monteiro<br />\r\n
                  Ricardo Ant&ocirc;nio Faustino da Silva Braz<br />\r\n
                  Marta Aparecida Garcia Gon&ccedil;alves<br />\r\n
                  Andrea Pozzebon Silva
                  """
                "ficha_catalografica" => "67212cbcb777c_29102024154308.pdf"
                "arquivo" => "29102024154520-ENALIC---DEMOCRACIA-E-DIREITOS-HUMANOS-NA-FORMACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-10-01 09:38:22"
                "updated_at" => "2024-10-30 11:31:49"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de outubro de 2024

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que desde o início da vida escolar o aluno deve desenvolver habilidades relacionadas à percepção, reconhecimento e localização de figuras e objetos no espaço tridimensional, porém, para Lemos e Bairral (2010), visualizar não é uma tarefa simples, ao contrário, é uma habilidade de caráter individualizado que envolve vários aspectos como, por exemplo, o de observar e perceber movimentos e mudanças de formas. Nesse sentido, faz-se importante que o professor, por sua vez, busque estratégias e metodologias com vistas a fazer com que essa dificuldade seja superada. Uma das estratégias possíveis é a de utilização dos jogos e materiais manipulativos. Neste estudo buscamos relatar as observações feitas a partir das oficinas realizadas pelo subprojeto de Residência Pedagógica em Matemática, com o Jogo da Velha 3D. Nosso objetivo é o de descrever os desafios enfrentados pelos alunos em perceber o espaço tridimensional e, com isso, traçar melhores estratégias de jogo. A atividade nos permitiu evidenciar que, por tais conceitos não serem explorados de forma prática em sala de aula com os estudantes há por parte dos mesmos uma grande dificuldade em perceber o espaço tridimensional como um todo sendo mais comum o pensar sobre os diferentes planos de forma individualizada do todo como estratégia para conseguir marcar mais pontos no mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.