Este trabalho objetiva demonstrar como o movimento dialético da Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem) se relaciona aos pressupostos da educação libertadora defendida por Paulo Freire. A metodologia possui uma abordagem qualitativa de procedimento participante e seus resultados foram obtidos através da observação e da conversação com os alunos. Trata-se de uma atividade aplicada em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Curitiba por graduandos participantes do subprojeto Pibid/Química da Universidade Federal do Paraná. A aplicação foi adaptada e realizada em alguns passos: i) Explicação da Metodologia e Sondagem dos temas; ii) Recolhimento de Justificativas para os temas; iii) Confecção de Perguntas; e, iv) Proposta de um trabalho que sintetize todos os passos anteriores. A Dicumba visa o aprender pela pesquisa, dando voz aos anseios dos estudantes e ressignificando o aprendizado da ciência, se relacionando com as ideias de Paulo Freire na valorização e na construção de um sistema de ensino baseado no desenvolvimento do pensamento crítico. A aplicação da Dicumba demonstrou algumas dificuldades, dentre elas a necessidade de dialogar com o contexto do aluno, a aprendizagem crítica e participativa, a alfabetização e a transformação social; logo, ao enfrentar esses desafios, os educadores não apenas vivenciam os pressupostos freireanos, como são responsáveis pela construção de um ambiente educacional mais justo, participativo e enriquecedor.