Com a constante busca pela sustentabilidade, as redes cicloviárias vêm sendo ampliadas, possibilitando um meio mais econômico e sustentável de se locomover pelas cidades. Além da circulação, esses ambientes proporcionam espaços de lazer e recreação para a comunidade, integrando o sistema de espaços livres. Esta pesquisa pretende realizar um estudo de caso sobre a rede cicloviário da cidade de Santa Maria, a qual está localizada no estado do Rio Grande do Sul. A mesma conta com um plano diretor de mobilidade urbana aprovado desde 2015 e por conta disso, foi escolhida para ter seu sistema de mobilidade alternativa, caracterizado. Para isso utilizou-se de multimétodos, como: visitas exploratórias, fichas de caracterização e quadro de caracterização, a fim de compreender a forma com que o sistema existente da cidade se encontra. Com essa finalidade, foi escolhido um recorte do sistema cicloviário, analisando 4 trechos dos 7 existentes. Estes foram escolhidos por apresentarem características físicas diferentes entre si. A partir disso, foi verificado que entre os trechos avaliados existe uma predominância de ciclovias, com pavimentação impermeável e com uma largura de 2,50m. Também foi observado que apenas um dos trechos possui um layout sinuoso e que não acompanha a faixa de rolamento.